WhatsApp Business: como aumentar suas vendas pelo app
Em tempos de coronavírus, os lojistas precisam se reinventar e buscar novas alternativas, como apostar nas vendas pelas redes sociais e também pelo WhatsApp. Afinal, ainda não se sabe ao certo quanto tempo a pandemia durará, além do fato do consumidor estar adquirindo novos hábitos e comprando cada vez mais de forma online.
Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas da sua loja de roupas durante a pandemia é utilizando o WhatsApp Business. Siga a leitura e veja um passo a passo sobre como utilizar essa estratégia!
Baixe a versão Business do WhatsApp
O WhatsApp Business é a versão corporativa do já tradicional mensageiro eletrônico. Optar por ela significa dar mais credibilidade ao seu negócio, além de trazer informações úteis para os clientes da sua loja de roupas.
Para usar a versão Business do WhatsApp, basta buscar por esse app na loja do seu smartphone. Feito isso, é preciso criar o seu perfil, onde você disponibilizará informações como o seu endereço, número de telefone, site, e-mail, entre outros.
Entre outros recursos, o WhatsApp Business possibilita que você crie respostas automáticas para as perguntas frequentes, agilizando o atendimento e as vendas. É possível também criar uma mensagem avisando os horários de funcionamento da loja, para quando os clientes enviam mensagens fora do período comercial ou aos finais de semana.
A conta empresarial do WhatsApp é totalmente gratuita! Você não precisará pagar nada para usar essa versão do aplicativo, que possibilita a personalização das informações.
Crie etiquetas para classificar as conversas
Uma funcionalidade interessante do WhatsApp Business é o uso de etiquetas, que são categorias para as mensagens. Você pode criar, por exemplo, grupos de conversas de pré-venda, pedidos fechados, pós-vendas etc.
Com as etiquetas fica mais fácil de organizar as conversas e prestar um atendimento de mais qualidade em todas as etapas das vendas.
Tire fotos dos produtos da sua loja de roupas
Para aumentar as vendas pelo WhatsApp, é uma boa prática tirar fotos de todos os seus produtos e deixá-las armazenadas em seu smartphone. Assim, quando um cliente pedir para visualizar uma peça, você não precisará perder tempo a procurando e fotografando.
No ato, a foto pode ser enviada ao consumidor, que poderá visualizar o produto rapidamente e fazer o pedido. Tudo de forma rápida e prática, para ambas as partes.
Faça ligações para mostrar as peças
A sua loja de roupas também pode inovar e fazer ligações em vídeo para os seus clientes. O WhatsApp disponibiliza essa função e ela pode ser muito útil para que os consumidores tenham uma visão mais ampla sobre os produtos que vão comprar.
Muitas pessoas, principalmente as mais velhas, ainda têm receio de fazer compras online, olhando apenas as fotos dos produtos. As chamadas por vídeo podem quebrar essa barreira, tendo em vista que elas verão as peças serem manuseadas.
Explore a função stories para aumentar as vendas
A função stories possibilita que você publique fotos ou pequenos vídeos, que são visualizados por quem tem o seu número adicionado nos contatos. Produtos em promoção, novidades, entre outros, podem ser divulgados nesse espaço.
Os stories ficam disponíveis por 24 horas depois de publicados. É uma excelente maneira para divulgar promoções relâmpago e de queima de estoque, por exemplo.
Catálogo de Imagens
O WhatsApp Business agora permite criar catálogos de imagens em perfis comerciais, com o catálogo cadastrado, em poucos toques é possível enviar informações sobre um produto ou serviço a clientes. Além da foto, o usuário pode inserir o preço e detalhes como descrição, link e código.
Use as listas de transmissão
Com o WhatsApp Business você também pode criar listas de transmissão, que possibilitam o envio das mensagens para vários contatos de uma vez só. Assim, não é preciso selecionar os contatos todas as vezes que quiser repassar novidades.
Para incluir um contato em suas listas de transmissão, no entanto, convém solicitar ao cliente se ele deseja receber novidades. De tal maneira, não se corre o risco de parecer inconveniente, além disso, se o cliente não tiver o seu número adicionado ao telefone dele, ele não receberá as mensagens enviadas através das listas de transmissão.
Tenha alguns cuidados ao enviar mensagens
Existem algumas boas práticas que devem ser seguidas ao utilizar o WhatsApp Business na sua loja. Isso é importante para manter um bom relacionamento com os clientes e tornar o canal realmente um impulsionador das vendas.
O primeiro cuidado que deve ser tomado é com a agilidade. As pessoas não gostam de ficar esperando para terem respostas e é por isso que você precisa estar sempre à disposição, em um horário pré-estabelecido, para fazer o atendimento. Como explicamos, a versão Business permite a criação de respostas automáticas, que ajudam muito a suprir essa demanda.
Também é relevante ter cuidado com a linguagem. Você não precisa ser muito formal, mas também não deve ser íntimo demais com o cliente. Trate as pessoas de forma leve e prestativa, da mesma maneira como faz o atendimento presencial na sua loja de roupas.
Ainda sobre as mensagens, é muito importante ficar atento para que não sejam cometidos erros de ortografia e gramática. É claro que um deslize ou outro pode acontecer de vez em quando, mas deve-se evitar ao máximo escrever errado, para que os clientes não criem uma imagem negativa do seu estabelecimento.
Viu como usar o WhatsApp Business pode ser interessante para aumentar as vendas da sua loja de roupas? Então não perca mais tempo e comece a usar o app quanto antes. Também não perca a oportunidade de revender os melhores produtos no seu estabelecimento. Saiba mais agora mesmo!