Vitrines temáticas: vale a pena apostar e como acertar?
De antemão, fachadas de lojas bem elaboradas, com vitrines temáticas capazes de prender a atenção dos clientes e ao mesmo tempo despertar o desejo de compra, de fato, costumam trazer excelentes resultados.
Entretanto, ao decorar as vitrines visando atrair mais consumidores, surge uma dúvida muito comum entre os comerciantes: como criar vitrines temáticas que realmente tragam retorno nas vendas?
Dessa forma, tendo em vista que essa é uma dificuldade enfrentada por diversos empreendedores, hoje resolvemos listar algumas dicas que te ajudarão a superar esse problema e a criar vitrines temáticas incríveis.
Por que devo apostar nas vitrines temáticas?
Como sabemos, estações do ano como Primavera e Verão e períodos comemorativos como Dia dos Namorados e o Natal, invariavelmente, exigem que os lojistas decorem suas lojas de acordo.
Isso porque datas como essas costumam impactar fortemente o emocional das pessoas, à medida que, comércios bem decorados com vitrines temáticas possuem mais chances de se sobressair perante seus concorrentes.
Em outras palavras, investir nessa prática pode ser extremamente benéfico para o seu negócio, desde que planejado da maneira correta. Para isso, no próximo tópico falaremos sobre alguns pontos que precisam ser levados em consideração antes de começar a montar suas vitrines temáticas. Confira.
7 dicas para montar vitrines temáticas que chamem a atenção
Conheça o seu público-alvo
A princípio, tenha o seu público-alvo muito bem definido. Nesse sentido, quem são as pessoas que você pretende atingir? São crianças, adultos ou idosos? Qual a faixa etária? Qual o sexo dessas pessoas? Essas são respostas que você precisa ter na ponta da língua antes de dar início à montagem da sua vitrine.
Lembre-se que cada grupo tem um estilo próprio de ser. A cenografia da vitrine deve criar uma conexão com o seu público, que precisa se identificar com o ambiente, perceber que aquela loja é perfeita para ele.
Uma boa iluminação pode fazer toda a diferença
Atualmente, existem diversos tipos de luminárias disponíveis no mercado que, se bem utilizadas, podem valorizar ainda mais os produtos expostos na vitrine.
Assim, você pode criar uma exposição calma e romântica, com luzes mais fracas e que transmitam um ar de sedução. Por outro lado, é possível trazer um ambiente mais dinâmico com um jogo de luzes que simulam a sensação de estar em uma festa ou balada. Tudo vai depender do objetivo e do público em questão.
Não se esqueça de sempre renovar o cenário
Se a sua loja comercializa roupas, por exemplo, o ideal é trocar os produtos e o look dos manequins a cada semana, devido a variedade de pessoas e clientes que passam na frente da loja.
Além disso, renovar a sua vitrine com frequência deixa subentendido que a sua loja preza pela criatividade e faz questão de mostrar tudo o que o estabelecimento tem a oferecer de melhor.
Faça proveito das datas comemorativas
Conforme havíamos falado no tópico acima, certas datas exigem que os comerciantes elaborem vitrines temáticas com o intuito de escalar suas vendas. Dessa forma, planeje a decoração da sua fachada com antecedência e sempre de acordo com o período em questão, seja comemoração do dia das mães, dia dos namorados ou até mesmo a chegada de uma nova estação.
Exponha apenas o que está disponível no estoque
Embora essa seja uma dica relativamente óbvia, ainda assim, vemos muitos comerciantes cometendo esse erro. Nesse caso, o consumidor vê o produto exposto na vitrine e, ao solicitar ajuda de um atendente, acaba sendo informado da indisponibilidade do item.
Assim, para evitar problemas com os seus clientes, procure montar a sua exposição de acordo com o que a loja tem disponível no estoque.
Evite exageros
Evite colocar muitos produtos na vitrine e exagerar na decoração. Em síntese, a poluição visual causa cansaço no cérebro humano, fazendo com que o seu cliente não consiga se concentrar no que está sendo exposto.
Utilize o pinterest para ter inspiração
O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens, cenários temáticos, artes, decoração, entre outras coisas. De fato, é o lugar ideal para se inspirar na hora de montar a sua vitrine temática. Desse modo, para dar início a sua busca, digite palavras relacionadas ao tema “vitrine” e tenha acesso a um mar de fotografias que certamente despertarão seu instinto criativo.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo! Fique por dentro de mais artigos como esse acessando nosso blog.