Vídeos para vendas: dicas para produzir para Whatsapp ou Instagram
Vídeos para vendas fazem muito sucesso e podem impulsionar a sua marca. São interessantes e fáceis de consumir, por isso, aumentam o vínculo emocional com os seguidores.
Além disso, geram muitas visualizações e ajudam os consumidores a conhecer e compreender os seus produtos. Mas para colher todos esses frutos, os vídeos devem ser bem feitos, bonitos e criativos, não é mesmo? Afinal, o que você quer é que todo mundo dê o play, certo?
Mas como garantir que isso aconteça? Para te ajudar, separamos algumas dicas que vão deixar essa tarefa muito mais fácil. Vamos lá?
8 Dicas para produzir vídeos para vendas
Defina seus objetivos
Antes de fazer vídeos para vendas, responda à pergunta: por que devo divulgar a minha loja de roupas no Instagram?
Você quer criar conteúdo para atrair tráfego para o site da empresa ou para ganhar mais seguidores nas suas redes sociais? Quer tornar a sua empresa mais conhecida?
Saber o que você quer é fundamental para que os vídeos produzam os resultados desejados e caiam nas graças do seu público-alvo.
Faça vídeos para vendas específicos para o Instagram
Quer maximizar sua estratégia de marketing? O ideal é postar seus vídeos também no Facebook, Twitter e no YouTube, não apenas no Insta.
Agora você deve estar pensando: basta criar um vídeo e compartilhá-lo nas em todas as redes sociais, certo? Bem, infelizmente, não é tão fácil assim. Para conseguir mais conversões você deve produzir vídeos específicos para a plataforma onde irá publicá-los.
A razão é simples: no Facebook e no Twitter, os vídeos têm longa duração. Já no Instagram, o limite é 60 segundos. Isso significa que você tem pouco tempo para chamar a atenção do cliente. Por isso, o conteúdo deve impressionar logo de cara.
Quer se inspirar? Visite o Instagram de grandes marcas de moda ou mesmo influencer no segmento! Você verá vídeos de diversos formatos contando diversos tipos de histórias: entrevistas, recebidos, provando roupas e muito mais!
Mesmo que você não tenha tantos recursos para investir nas suas redes sociais, dá para ser criativo e apresentar seus produtos sob uma ótica mais pessoal.
Por exemplo, conte a história da confecção de uma peça, da escolha dos tecidos ou do design escolhido. Contando que seja pessoal, seu público com certeza ficará muito interessado.
Iluminação
Para chamar a atenção dos clientes para os produtos da sua loja de roupas, os vídeos que você produz devem ter uma boa iluminação.
Quer usar a iluminação natural? Ela funciona bem, no entanto, é bom evitar a luz solar direta. O ideal é filmar nas “horas douradas”, quando o sol está nascendo, para obter um ângulo mais suave.
Prefere evitar o ar livre? Então, faça os vídeos para vendas perto de uma janela no final da tarde e use a iluminação de 3 pontos para dar mais vida aos produtos que você vende.
Os 3 pontos de luz são os seguintes:
- Luz principal: você pode utilizar um canhão, ou, como dissemos acima, a janela como fonte principal de luz.
- Luz de preenchimento: a luz principal criará sombras, o que pode arruinar seus vídeos para vendas. A luz de preenchimento irá eliminar esse problema e deixar os produtos mais bonitos e nítidos. Se você não tiver luz de preenchimento, mas quiser eliminar as sombras, utilize placas de espuma branca para refletir a luz principal no seu produto.
- Luz de fundo: a luz de fundo fará com que o modelo se destaque, dando uma aparência tridimensional. Para conseguir esse efeito, use uma lâmpada no chão ou aproveite a luz de outra sala para dar um leve destaque ao modelo.
Enquadramento
Os vídeos para vendas devem seguir a “regra dos terços”, afinal, isso garantirá um bom enquadramento. Funciona assim: divida mentalmente a imagem em nove partes, três na horizontal e três na vertical.
Os produtos que você quer vender devem se posicionar no quadrante central, isso dará mais destaque ao vídeo, pois o deixará muito mais interessante visualmente. É claro, essa regra também funciona para desfiles e para os modelos que divulgam os produtos da sua loja.
Quase todos os aplicativos de vídeo oferecem a opção de grade. Ligue-o, deixe-o ON e tente alinhar seus produtos onde se destaquem mais. Veja um exemplo:
Áudio
Imagine: você fez um vídeo para vendas, mas não deu para ouvir nada que você falou. Nada bom, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, o ideal é usar um microfone externo.
Vai fazer vídeos para o stories do Instagram? Nesse caso, você pode inserir as músicas que estiver ouvindo no Spotify, isso vai deixar o vídeo muito mais interessante. Logo abaixo do nome da loja aparecerá o botão: tocar no Spotify, assim seus seguidores podem abrir a faixa diretamente no app de música.
Estabilidade
Nada pior do que vídeos para vendas tremidos e desfocados, não é mesmo? Para garantir uma boa qualidade, mantenha o smartphone estável. Alguns aparelhos contam com recurso “cinema” que mantêm a estabilidade, mesmo que seja preciso segurar a câmera o tempo todo. Por isso, lembre-se de ativá-lo sempre que fizer uma gravação.
Vale contar com equipamentos acessíveis
Quer uma solução melhor e mais fácil? Invista em um tripé. Esse produto é bastante acessível e permite que você filme em qualquer lugar, sem se preocupar em procurar superfícies onde apoiar o celular.
Também vale investir em uma ring light, acessório que melhora a iluminação de fotos e vídeos. O produto nada mais é do que um círculo de luzes de LED que iluminam a modelo e deixam os vídeos para vendas muito mais bonitos.
Baixe um app de edição de vídeos para vendas
O WeVídeo é um editor gratuito que traz uma linha de tempo vertical. Conta com recursos de importação de mídia, gravação de áudio e adição de músicas. Já o Magisto também é um bom app de edição de vídeos. Possui inteligência artificial para detectar objetos e aplicar filtros, o que facilita o trabalho.
Estas são apenas duas sugestões, mas você pode contar com qualquer aplicativo que facilite o processo de edição de imagens para você!
E então, gostou desse conteúdo sobre vídeos para vendas? Então, aproveite para descobrir como criar vídeos para instagram!