Vendedor 3.0: quais são as características deste profissional de vendas?
Como lojista, você já deve estar se preparando para as vendas de 2023, e frente a enorme concorrência que temos hoje em dia, é fundamental estar sempre atualizado com o perfil de um vendedor 3.0.
O perfil do consumidor mudou, e com isso, as práticas de venda precisam se atualizar. Desta forma, contar com vendedores que acompanham essa evolução é de suma importância para quem quer aumentar seus lucros.
Apesar de muitos lojistas já terem enxugado alguns custos com a ajuda da tecnologia, agora é o momento também de pensar no comportamento humano, capacitando seus vendedores para uma nova forma de comunicação, que contribua sempre para sua loja decolar nas vendas.
O que é um vendedor 3.0?
Além da grande concorrência, os clientes estão cada vez mais exigentes e informados. Por isso, no momento de fazer a compra, eles vão escolher a melhor forma que convir, o canal e o momento mais adequado de acordo com as suas características.
Mas o que podemos fazer para não perder vendas? É aí que entra o perfil de um vendedor 3.0. Resumidamente, podemos dizer que é um perfil de vendedor com uma postura diferenciada, que valoriza as informações, estratégia e o relacionamento com o cliente.
Vamos conhecer um pouco mais profundamente esse perfil entendendo as principais características de um vendedor 3.0.
Quais são as características de um vendedor 3.0
Vamos listar agora 7 características de um vendedor 3.0 para que você entenda um pouco melhor como é esse profissional de vendas.
Características pessoais
Como característica pessoal, o vendedor 3.0 consegue criar uma grande empatia com o cliente, se colocando no lugar dele para entender suas necessidades e assim ajustar as ofertas perfeitas. Muitas vezes isso já faz parte do perfil de um vendedor de sucesso.
Ser resiliente
O vendedor 3.0 se recupera rapidamente quando perde um negócio e não fica “remoendo” os nãos que recebe. Ao invés disso, ele segue em busca do próximo cliente.
Flexibilidade e criatividade
Mudanças acontecem o tempo todo, e o vendedor 3.0 está sempre pronto para aprender e se adaptar, mesmo que isso seja uma exigência da empresa. Além disso, esse vendedor usa da criatividade para enfrentar as situações difíceis que acontecem rotineiramente com as vendas.
Amor pelo que faz
É muito importante acreditar no trabalho, nos produtos que vende e ter disposição e entusiasmo para atender os clientes.
Tudo isso só acontece quando o vendedor ama o que faz, pois essa força permite que passe pelo problemas com facilidade, sem se abalar com as as objeções impostas pelo mercado e pelos clientes na compra de seus produtos.
Ter foco, organização e gostar de desafios
É preciso construir um bom relacionamento com o cliente, e por isso, planejar a forma de abordagem é fundamental para ter sucesso nas vendas. O vendedor 3.0 é objetivo e tenta sempre se antecipar às necessidades do cliente. Todas as vendas são consideradas desafios alcançados, ou seja, uma realização.
Ter postura de consultor
Para os vendedores que querem arrasar em 2023, é muito importante conhecer bem os produtos que vende, especialmente em uma loja de roupas. Só assim será possível abordar o cliente da forma correta, identificando e orientando as decisões dos compradores.
Conhecimento e proatividade vai mostrar ao cliente como as peças que você está oferecendo realmente trarão bons resultados.
Proatividade
Na área de vendas, essa é uma característica muito importante, quanto mais hoje em dia no mercado de roupas, onde a concorrência é enorme.
Então, tentar entender o cliente e se antecipar, oferecendo produtos que realmente ele vai ficar atraído, é fundamental para conseguir fechar mais vendas.
Conclusão
Em todos os ramos nos deparamos com uma grande concorrência, e por isso, estar a frente e se adaptar às mudanças no perfil do seu público-alvo é crucial para vender muito em 2023.
É preciso valorizar o cliente, mudar a forma de abordagem, mostrar valor nas peças e ser criativo, objetivo e carismático. O relacionamento com o cliente é muito importante para atrair novas pessoas, receber indicações e fidelizar as pessoas que compram com você.
Então, se adequar ao perfil de um vendedor 3.0 vai fazer toda diferença no próximo ano.
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