Treinamento de vendedoras: o que suas clientes esperam atualmente
Se você trabalha com revendas, sabe que a vendedora costuma ser o primeiro contato que a cliente tem com sua loja. Mas se ela não dá atenção ao que seu público tem a dizer, as vendas podem ficar comprometidas. E quando cada uma das profissionais trata de alguma forma, há uma falta de identidade na sua marca. Parece um problema difícil, mas ele tem solução: o treinamento de vendedoras.
Um bom treinamento pode atingir diversos objetivos, desde fidelizar um público específico até aumentar o número de vendas. Porém, é preciso fazê-lo da maneira correta, tendo metas claras para, depois de um determinado período, perceber se houve resultados.
Ao mesmo tempo, suas vendedoras precisam entender os motivos por trás dele, para que o enxerguem como uma forma de crescimento profissional.
Entenda agora por que investir em treinamento de vendedoras e como dar os primeiros passos:
Por que investir no treinamento para vendedoras?
Veja por que é tão importante oferecer um bom treinamento para as profissionais da sua loja:
Imagem da marca
Sua vendedora personifica a imagem da marca. Quando ela veste suas peças, mostra o conceito que você deseja passar com sua loja. Afinal, você não apenas vende roupas: o visual costuma refletir a personalidade de um indivíduo. Portanto, é preciso ter noção de tudo isso na hora de pensar no treinamento.
Quando há um bom treinamento de vendedoras, sua equipe começa a mostrar toda a “magia” que a empresa deseja oferecer. Quando o cliente compra uma peça sua, é porque se identifica com a “personalidade” que a loja imprime — e uma das formas de colocar essa personalidade em voga é por meio da sua vendedora.
Atendimento exemplar
O atendimento faz toda a diferença na experiência de compra. Ele pode ser o ponto-chave para que um consumidor prefira comprar na loja física em vez da virtual.
Um bom atendimento, aliás, pode ser aquilo que faz o cliente decidir entre a sua loja e a concorrência. Mas é importante frisar que ele deve ser, de certa forma, homogêneo. Mesmo que você tenha boas vendedoras, é importante que haja um discurso semelhante entre elas para que não haja ruídos de comunicação.
É preciso lembrar que sua equipe reflita a personalidade da marca. Portanto, no treinamento de vendedoras, dê informações e dicas para que haja essa igualdade na relação de todas as profissionais com os clientes.
Como fazer um bom treinamento de vendedoras?
Veja como treinar sua equipe efetivamente:
Tipos de treinamento
Existem três tipos de treinamento que você pode oferecer às suas vendedoras:
Atendimento ao cliente
É o que mais impacta nos resultados de venda, já que influencia diretamente na relação entre vendedora e consumidor. Aqui, você pode padronizar o atendimento feito pelas profissionais, ensinando todos os passos de venda e qual a postura que elas devem adotar. Assim, já é possível desenhar uma identidade de marca.
Conhecimento de produtos
Sabe quando você vai a uma loja, pede informações sobre um determinado item e o vendedor não sabe responder? Com um bom treinamento, você evita que o mesmo aconteça no seu negócio.
Um bom treinamento de vendedoras ajuda a conhecer os tipos de roupa, apresentar novidades ao consumidor e oferecer peças que tenham a ver com o gosto dos clientes.
Comportamental
Mesmo uma loja com excelentes vendedoras pode ter problemas nos negócios. Uma boa profissional pode não saber trabalhar em grupo ou até mesmo estar desmotivada. Um treinamento para vendedoras voltado ao lado comportamental vem justamente para resolver esses problemas.
Nesse momento, é importante contar com consultores e profissionais de recursos humanos. Eles têm ferramentas e estratégias que podem motivar as vendedoras, além de mais tato para ouvir o que elas têm a dizer.
Confiança e postura
A vendedora pode ter total domínio sobre as peças da sua loja, mas se ela não tiver confiança no que fala, a cliente não vai levar tanta fé sobre o que é dito. Isso não significa cortar as profissionais tímidas, mas ensiná-las algumas técnicas de postura para mostrar segurança naquilo que fala.
Um bom treinamento para vendedoras pode revelar talentos escondidos. Se você preferir, chame profissionais especializados em técnicas de venda para ajudar suas vendedoras neste passo.
Sem invasão de espaço
Há uma boa diferença entre confiança e intromissão. É comum que clientes falem que deixaram de frequentar lojas físicas porque não conseguia ter espaço para observar os produtos.
Portanto, o ideal é que o profissional se apresente, pergunte se pode ajudar e fique à disposição, mas sempre permitindo que o consumidor veja os produtos com liberdade.
Atendimento via redes sociais
Uma excelente forma de fidelizar clientes é com o atendimento via WhatsApp e Instagram. Mais prático, ele permite que sua cliente não necessite ir até uma loja física para fazer suas compras ou tirar dúvidas sobre o produto. Contudo, nem toda vendedora sabe se relacionar com as redes sociais corretamente.
Fazer um treinamento voltado às redes sociais não só ajuda sua vendedora a ser mais preparada, como também se reflete na aquisição e retenção de clientes.
Proatividade
No treinamento de vendedoras, é muito importante ensinar suas profissionais a ter proatividade, ou seja, a agir sem esperar que alguém peça. Um cliente pode escolher um produto porque a vendedora se dispôs a procurar no estoque, atender com educação e ver se determinada peça estava disponível em outro ponto de venda.
Novamente, é preciso ressaltar: um bom atendimento pode ser o ponto-chave para a escolha entre a sua loja em vez da concorrente.
Pronto para fazer um treinamento de vendedoras? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outros gestores a melhorar suas vendas!