Saiba como calcular preço de revenda na sua loja de roupas
Precificar roupas, ou seja, colocar o preço de revenda certo nos seus produtos é um desafio para qualquer lojista. O objetivo comum é lucrar, mas sem perder em competitividade e ainda fisgar a atenção do cliente. Muitos ainda cometem diversos erros ao precificar as mercadorias.
Por isso, é normal que o varejista se pergunte como calcular preço corretamente para revender seus produtos.
Saber cobrar o preço certo é fundamental para garantir que a cobrança será justa e não afetará o financeiro do seu negócio. Principalmente em um país onde o consumo de roupas está entre os maiores.
De acordo com um estudo divulgado pela plataforma de descontos Cupom Válido, brasileiros estão entre os que mais gastam com roupas no mundo. Somos o nono maior mercado de roupas e acessórios.
Já entre o e-commerce, a moda é o segmento que mais cresce. Isso é o que apontam dados levantados pelo Melhor Envio, empresa do Grupo Locaweb. Foram analisadas mais de 9 milhões de transações entre os meses de janeiro e novembro de 2020. Foram 1,8 milhão de itens vendidos no período, quase o dobro do comercializado pela segunda categoria mais vendida.
O fator mais decisivo entre os consumidores é o preço baixo. Este é o principal ponto a ser considerado na hora de escolher em qual loja comprar, com 38% da preferência. A variedade e a qualidade dos produtos, aparecem em segundo e terceiro lugar como fatores mais importantes.
Por isso, aproveitar as oportunidades do mercado para vender roupa na sua loja corretamente, é essencial para garantir bons resultados. No entanto, se você não sabe qual é a forma mais eficiente de colocar o preço de revenda, não se preocupe.
Vamos te ajudar agora a definir corretamente os valores, sem perder dinheiro ou comprometer o volume de vendas. Aprenda como calcular preço sem errar!
Como calcular preço de revenda: principais fatores para considerar
Antes de chegarmos em como calcular o preço dos produtos que for revender, vamos estabelecer o ponto de partida dessa conta: o preço de revenda.
Preço de revenda é o valor final que sua loja de roupas vai cobrar dos clientes por cada peça oferecida. Este valor deve cobrir todos os gastos com a compra do produto, seu manuseio, armazenamento, todas as despesas envolvidas no processo e, claro, a margem de lucro que fica com você.
Sabendo disso, vamos a cada fator que vai influenciar como calcular o preço dos seus produtos.
Custo do produto
Para quem vai revender na loja de roupas, esse fator é mais simples do que, por exemplo, quem precisa produzir as próprias peças. Dentro da equação do preço de revenda, o custo do produto representa a quantia total paga por ele. É o valor mais simples da conta, representado pelo total pago por cada peça.
Despesas fixas e variáveis
Além do valor pago pelas peças, quem quer aprender como calcular preço de revenda precisa considerar todas as despesas que ela gera. As despesas podem incluir quaisquer taxas, impostos, preço para entregas e manuseio, comissões de vendas e muito mais. Quem compra em um atacado online, por exemplo, terá basicamente que se preocupar com o preço de frete e eventuais taxas de entrega.
Lucro desejado
Essa é a melhor parte da conta de como calcular preço de revenda. Quanto você deseja lucrar em cima das peças? Definir o lucro desejado, porém, não é simplesmente dizer quanto quer ganhar.
Para saber quanto lucrar, você deve pesar os valores praticados no mercado, ficar de olho na concorrência e projetar o quanto precisa para se manter no mercado. Vale ressaltar que esse valor, para uma empresa se manter saudável no varejo, precisa ficar pelo menos entre 5% e 10%.
Markup: o índice do varejo para chegar ao preço ideal
No mundo do varejo, o markup é um índice muito utilizado para calcular o preço de revenda ideal dos produtos. Ele representa o valor praticado sobre o custo da mercadoria, considerando as despesas e projetando a margem de erro esperada pelo lojista na conta. Mas como calcular preço a partir do método do markup?
O markup da revenda de produtos é representado por uma equação fácil de replicar. Some o lucro desejado + despesas com a venda, ou seja, despesas como comissões, impostos e taxas. Em seguida, divida o total pelo custo de aquisição da peça. O markup será a porcentagem que resultou dessa conta.
Em um cenário fictício, imagine uma peça de roupa que custou R$ 50. As despesas envolvidas na venda dessa peça ficaram em R$ 10. Caso você queira um lucro de 50%, a conta ficaria 50 + 10 / 50, resultando um markup de 80%. A partir desse valor podemos descobrir como calcular preço considerando todos os fatores acima.
Margem de contribuição
Indo além do cálculo individual do preço de revenda dos produtos, a margem de contribuição é outro valor para ficar de olho na precificação.
A margem de contribuição representa o ganho bruto sobre vendas. Na prática, esse índice mostra para o lojista o quanto sobra das vendas para que a empresa possa pagar suas despesas e saber quanto lucrou no fim das contas.
Para entender como calcular preço de revenda é importante saber que a margem de contribuição é um índice para considerar após as vendas. No varejo existem taxas, impostos e despesas que só serão considerados após a venda para o cliente. É para que esses valores não passem despercebidos que é importante calcular a margem de contribuição.
O cálculo da margem de contribuição significa, então, subtrair os custos e as despesas do preço de revenda. Assim é possível descobrir exatamente quanto foi de fato lucrado em cima da mercadoria. De forma resumida, o cálculo é representado pela fórmula: Margem de Contribuição = Preço de venda – (Custos + Despesas ).
Agora que você já sabe como precificar corretamente os produtos da sua loja, que tal contar com peças da Revanche no seu estoque? Entre em contato conosco e conheça nossas coleções para sua revenda!