Como montar uma promoção de Dia das Mães?
Parece que o ano mal começou e já estamos quase chegando em maio. Com ele, chega também um dia especial: o Dia das Mães. A data é super importante para o varejo, pois é dia de lembrar o quanto essa pessoa é importante na nossa vida — e muitos demonstram isso com presentes especiais. Por isso, esse momento é ideal para fazer uma promoção e ajudar a melhorar as vendas de sua loja, seja ela online ou física.
Ao contrário do que muitos pensam, planejar uma promoção não é tão simples assim. É preciso ter um planejamento para que nada saia dos conformes e você não tenha nenhum prejuízo ou imprevisto.
Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar a ter sucesso com suas vendas em sua promoção de Dia das Mães. Confira!
O passo a passo para planejar uma promoção de Dia das Mães
1. Revise seu estoque
Antes de preparar uma promoção é muito importante que você revise seu estoque e verifique se você tem produtos suficientes para garantir as vendas. É importante ter certeza de que não faltarão produtos durante a promoção. Caso seja necessário, compre mais produtos para que você não perca vendas por ruptura.
Outra dica importante é checar quais produtos estão há muito tempo parados e incluí-los na sua campanha, movimentando esse dinheiro parado no seu estoque.
2. Defina metas claras
Ao planejar uma promoção de vendas para o Dia das Mães você também vai precisar definir quais serão seus objetivos. Você quer desencalhar produtos que estão parados no estoque? Aumentar as vendas? Conquistar novos clientes?
Tenha isso bem claro, pois são estes objetivos que impactarão diretamente nas ações que você precisará definir em sua promoção, como por exemplo, qual será o público-alvo ou o tipo de desconto que você irá oferecer.
3. Verifique a margem de contribuição dos produtos
Se o foco da sua promoção de Dia das Mães será em descontos, é importante que você verifique qual é a margem de contribuição dos produtos para o seu negócio. Com isso, você deverá calcular o quanto poderá dar de desconto em cada produto sem ter o risco de sofrer com algum prejuízo.
4. Crie os descontos
Agora é hora de criar a promoção que você irá oferecer em sua loja de roupas. Procure dar descontos maiores para produtos que estão a mais tempo parados no estoque.
Outra boa sugestão é trabalhar com descontos progressivos, em que o cliente ganha maiores descontos à medida que adquire mais peças da sua loja. Por exemplo, o primeiro produto sai com 10% de desconto, o segundo com 20%, o terceiro com 30% e assim por diante.
Por fim, mais uma técnica interessante é o de cross-selling, onde se oferece um desconto maior se o cliente comprar mais produtos ou “kits”. Por exemplo, se o cliente comprar uma calça e adicionar uma jaqueta para compor “o kit”, terá um desconto maior.
5. Adquira produtos da coleção
Além de verificar seu estoque para saber o que poderá entrar em promoção, você também precisa ter produtos de coleções atuais para ofertar e melhorar ainda mais sua margem de lucro. As novidades sempre chamam atenção do cliente e são ótimas sugestões de vendas, alavancando seu faturamento durante uma promoção.
Isso porque, ao visitar sua loja para aproveitar os descontos, o cliente também pode optar por levar também produtos fora da campanha, aumentando ainda mais seus lucros. Por isso, é fundamental negociar com os fornecedores com antecedência, garantindo que a entrega seja feita no prazo.
6. Pense em um mote para a promoção
Ao montar sua promoção para o Dia das Mães é fundamental criar um mote, ou seja, um tema para ela. É importante pensar em como a campanha se tornará relevante na mente do seu cliente, focando em algo que possa emocionar o público.
Ela deve remeter a sentimentos da relação entre mãe e filho, fazendo uma conexão com sua marca. Use e abuse da criatividade nessa hora!
7. Monte uma vitrine
Não importa se sua loja é física ou virtual, trabalhar na decoração para ter uma boa vitrine é muito importante para divulgar sua promoção, atrair mais clientes e consequentemente, aumentar as vendas. Procure aprender técnicas de visual merchandising para aplicar em sua loja e chamar atenção dos clientes.
Em uma loja virtual, você pode trabalhar com banners e hotsites exclusivos voltados para a promoção. Não esqueça de personalizar a loja algumas semanas antes para divulgar a campanha e lembrar o consumidor de fazer as compras com antecedência, já que existe o tempo da entrega a ser considerado.
8. Divulgue suas promoções
Não esqueça de incluir no planejamento a divulgação da sua promoção. As redes sociais são canais de marketing muito poderosos e fazem parte do dia a dia da maioria dos consumidores. Aliás, não descarte das suas estratégias de divulgação o investimento em anúncios pagos no Facebook e Instagram. Certamente isso trará um ótimo retorno para sua promoção!
Enviar mensagens para sua base de e-mails e lista de contatos no Whatsapp! Por isso, não se esqueça de incluí-las na sua estratégia.
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