Montando o planejamento estratégico na loja de roupas
Sempre que um novo ano se inicia, é importante que você faça um planejamento estratégico para os próximos meses na sua loja de roupas.
É relevante que sejam definidas ações para que o negócio seja lucrativo e tenha bons resultados, razão pela qual este planejamento é essencial.
Se você quer saber como fazer um planejamento estratégico na sua loja de roupas, siga a leitura e confira as nossas dicas!
Entenda o que é planejamento estratégico
O planejamento estratégico pode ser definido como um documento que busca as melhores formas para gerenciar as ações estratégicas das empresas. Ele tem como base as demandas sociais e competitivas, assim como as condições em que a empresa está inserida.
Com o planejamento, todas as tomadas de decisões e ações realizadas pela empresa são baseadas em estratégia.
Veja como montar um planejamento estratégico na loja de roupas
Existem diversas metodologias que podem ser adotadas na sua loja de roupas para desenvolver o planejamento estratégico. Uma das mais recomendadas é a análise SWOT. Veja o passo a passo de como executá-la!
Faça uma análise interna da sua loja de roupas
O primeiro passo para aplicar a análise SWOT é fazer um levantamento de todas forças (strenghts) e fraquezas (weaknesses) da sua loja de roupas.
Exemplos de forças são o bom atendimento, boa presença online, uso da tecnologia, ter boas parcerias comerciais e outros. Já as fraquezas são pontos em que o seu negócio precisa melhorar. Pode ser a localização, o atendimento, a variedade de produtos, etc.
Faça uma análise externa da sua loja de roupas
Agora é preciso fazer um levantamento das oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do cenário em que a sua loja está inserida.
Aqui entram acontecimentos políticos, econômicos, sociais e geográficos que podem afetar o seu negócio. Se a sua loja é a única do ramo em seu bairro, por exemplo, essa é uma oportunidade.
Agora questões como o desemprego e o empobrecimento da população são ameaças para o seu negócio. Afinal, sem dinheiro, as pessoas não comprarão de você.
Defina estratégias para o decorrer do ano
Com base nas análises interna e externa realizadas, defina estratégias que possam aproveitar ao máximo as suas forças e as oportunidades do mercado. Ao mesmo passo, elas devem buscar melhorar as fraquezas e amenizar as ameaças do ambiente.
Se você perceber que a sua loja de roupas não tem um bom atendimento, por exemplo, uma estratégia a ser realizada é um treinamento para funcionários.
Planifique as estratégias
Agora que você já tem uma lista de estratégias para a sua loja de roupas, é necessário planificar, ou seja, esmiuçar cada uma delas. Para isso, você pode fazer uma tabela no Excel para ter um maior controle.
É importante que sejam definidos os seguintes aspectos para cada estratégia:
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objetivo: o que deve ser feito;
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justificativa: os motivos para que a estratégia seja executada;
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maneira: como a estratégia será executada;
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ações: as tarefas que devem ser feitas;
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responsável: a(s) pessoa(s) responsável pela execução da tarefa;
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data: o prazo máximo para a execução da tarefa;
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local: espaço físico ou virtual em que a tarefa será realizada;
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recursos físicos: equipamentos e objetos necessários.
Isso deve ser feito para cada uma das estratégias que serão desenvolvidas. Assim, você poderá acompanhar o desenrolar de cada uma delas no decorrer do ano.
Os desafios dentro do varejo de moda
O varejo de moda, neste ano, enfrentará muitos desafios, considerando o ambiente de incertezas no qual estamos inseridos.
É por isso que o planejamento estratégico para loja de roupas nunca foi tão importante quanto agora. Tendo tudo planejado, você consegue estar um passo à frente dos problemas e contorná-lo de forma criativa.
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