Pagamento pelo WhatsApp: aprenda a usar e facilite suas vendas
Você já notou um ícone com um cifrão na sua janela de conversas? Pois é: agora, você não precisa redirecionar seu cliente para um link específico — é possível vender e receber o pagamento pelo WhatsApp! Mas como isso funciona?
Se você ainda não usou essa funcionalidade, não se preocupe. Neste post, vamos explicar como funciona o pagamento pelo WhatsApp e quais as vantagens que ele proporciona para vendedores autônomos e pequenos negócios. Confira!
Quem pode fazer pagamentos pelo WhatsApp?
Para utilizar o recurso, é preciso ser maior de 18 anos (o aplicativo faz a conferência via CPF) e ter uma conta corrente com cartão de débito em um dos bancos parceiros:
- Sicredi (Mastercard e Visa) e sua conta digital, a Woop (Visa)
- Banco Inter (Mastercard)
- Santander (Mastercard)
- Banco do Brasil (Visa)
- Mercado Pago (Visa)
- Nubank (Mastercard)
- Itaú (Mastercard)
- Bradesco (Visa)
- Neon (Visa)
- Next (Visa)
Futuramente, a plataforma pretende trabalhar também com crédito para a compra de produtos e serviços pelo aplicativo. O método é isento de taxas para pessoas físicas (ainda não foi habilitado para as jurídicas), mas o banco parceiro pode cobrar taxas do usuário no uso do cheque especial.
E quem pode receber?
Quem estiver cadastrado no WhatsApp Pay e tiver uma conta corrente ativa em um dos bancos parceiros. Ao receber o pagamento pelo WhatsApp, o usuário precisa aceitá-lo em “Pendentes” para que seja transferido para a conta cadastrada.
Como funciona o pagamento pelo WhatsApp?
Também chamado de WhatsApp Pay, o pagamento pelo WhatsApp surgiu para facilitar aquela divisão de contas e a transferência de dinheiro entre amigos. No entanto, transformou-se em solução para pequenas e médias empresas.
Para utilizá-lo, é só seguir o passo a passo:
- abra a conversa com a pessoa para quem deseja fazer ou cobrar o pagamento pelo WhatsApp. Clique no ícone com “R$” logo ao lado da câmera;
- digite o valor que deseja. Você pode deixar na aba “Pagar” para enviar o valor ou selecionar “Solicitar” para cobrá-lo. No WhatsApp Business, você pode escolher a aba Clique na seta para enviar;
- o aplicativo vai redirecionar você ao Facebook Pay para confirmar os termos de uso do serviço. Caso seja sua primeira vez, você fará um cadastro com nome completo, CPF, endereço e criação de um PIN (senha) específico para as transações;
- depois, insira os dados do cartão de um dos bancos parceiros que deseja cadastrar. Valide a verificação e a confirmação.
Se preferir, você pode fazer o cadastro antes de uma solicitação de transação:
- abra o aplicativo. Vá em Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar;
- leia e aceite os termos e as políticas de privacidade atrelados ao uso do serviço;
- crie um PIN de 6 dígitos. Agora é só fazer o cadastro do cartão;
- você também pode atrelar as transações à leitura de impressão digital, caso seu celular tenha o recurso. Assim, não precisará digitar a senha toda vez que fizer um pagamento pelo WhatsApp.
Nas próximas transações, o processo será muito mais simples, já que todos os dados estarão salvos no aplicativo. Bastará apenas informar o valor da transação e inserir o PIN.
Sempre que você fizer ou receber um pagamento pelo WhatsApp, será possível ver o status da transação na conversa e no seu histórico de pagamentos pelo aplicativo. Ele pode aparecer como “Efetuado”, “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Não efetuado” e “Expirado”.
Qual o limite das transações diárias?
Assim como o Pix, é possível fazer transações 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, há limitações de quantidade e valor: o usuário pode enviar até R$ 1 mil e receber até 20 transações por dia, ou R$ 5 mil por mês. Quando o limite é atingido, não é possível fazer mais nenhum pagamento pelo WhatsApp até o mês acabar.
É seguro fazer um pagamento pelo WhatsApp?
Sim! O WhatsApp é criptografado de ponta a ponta, ou seja, conta com uma combinação de recursos que impede que a conversa seja lida por terceiros. Além disso, tem armazenamento de dados avançado com camadas de proteção e confirmação de dados do cartão (para evitar que qualquer pessoa insira-os no aplicativo).
No entanto, vale lembrar que, sempre que o WhatsApp for reinstalado, os dados de pagamento são perdidos e precisam ser adicionados novamente, ok?
Viu como é possível enviar e receber pagamentos pelo WhatsApp? Apesar de suas limitações, ele traz muita facilidade para o trabalhador autônomo ou com pequeno negócio. E se você quer saber mais sobre vendas e moda, continue acompanhando o Blog da Revanche!