O que é CRM e como implementar na sua loja de roupas
CRM é um termo que os gestores interessados em melhores resultados e relacionamento com o cliente devem conhecer. Essa sigla trata de uma estratégia importante para vender mais e fidelizar clientes. E é isso que vamos explorar agora.
Descubra o que é CRM e como essas três letras podem representar o salto no seu faturamento e o sucesso da loja de roupas na opinião dos seus clientes.
O que você vai ler neste artigo:
- O que é CRM?
- CRM para loja de roupas: como fazer?
- Estratégias e ferramentas gratuitas
- Softwares de CRM para conhecer e contratar
O que é CRM?
Antes de mais nada é preciso estabelecer que o termo vem do inglês customer relationship management e pode se referir a várias coisas. A tradução significa gestão do relacionamento com o cliente e, na prática, as estratégias, ações e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar as interações e dados do consumidor ao longo da jornada de compra.
Dessa forma, trata-se de tudo que envolve as interações de uma loja com seu cliente, a fim de criar um relacionamento saudável com ele, convencendo-o a voltar a comprar e ainda ajudar a trazer novos consumidores para você.
CRM para loja de roupas: como fazer?
Uma estratégia de CRM envolve ações simples, mas que fazem toda diferença para impulsionar seus resultados. Isso pode ser uma surpresa se você acredita que o CRM é apenas para grandes empresas, com grandes equipes de vendas, mas a verdade é que você não precisa ser grande para se beneficiar do CRM.
Todo tipo de empresa consegue adaptar a estratégia de CRM à sua realidade. As ações podem ser as mesmas para as lojas de roupas de maior e de menor porte, mas executadas de acordo com a necessidade e as condições de cada uma.
Dessa forma, a diferença é que o lojista pode executar seu CRM de forma mais manual, até mesmo gratuitamente, ou optar por uma solução tecnológica que centralize todas as tarefas e simplifique-as de forma automatizada. Continue lendo para conhecer melhor essas opções e encontrar a melhor para sua loja de roupas.
Estratégias e ferramentas gratuitas
Muitas das ações de relacionamento com o cliente podem ser desenvolvidas de forma muito fácil, até mesmo gratuitamente. Especialmente uma loja de roupas de menor porte, com menos clientes, consegue realizar muito sem gastar nada.
As principais ações de relacionamento com o cliente que podem ser desenvolvidas, nesse formato, são o disparo de mensagens via WhatsApp e campanhas de e-mail marketing.
No caso do WhatsApp, que traz muitas vantagens para os negócios, o lojista pode criar listas de transmissão para divulgar novidades, promoções, e conversar diretamente com o cliente. Ao mesmo tempo, envio de e-mails convencionais também são ótimas ferramentas para falar com o seu consumidor e criar um bom relacionamento com ele. Para enviar e-mails de forma mais automatizada, prática, e ainda gratuitamente, você pode usar ferramentas como o MailChimp.
O que coloca essas ações simples dentro de uma estratégia de CRM é o fato de que elas precisam ser organizadas e bem estruturadas. Por isso, não deixe de planejar e registrar tudo. Esse trabalho, como o próprio significado da sigla CRM, é de gestão. Na dúvida, acione o Excel para registrar quando cada ação foi desenvolvida, seus resultados e próximos passos.
Softwares de CRM para conhecer e contratar
Além do que dá para fazer grátis e manualmente, também existe a opção de contratar um software que automatize todo o trabalho de CRM, não importa o tamanho da sua loja de roupas. Para empresas maiores, com estrutura de clientes e relacionamento mais robustas, existem inclusive soluções muito avançadas.
Nesse caso, trata-se de softwares que o lojista pode contratar para automatizar e centralizar as ações de relacionamento. CRM, nesse caso, é uma ferramenta digital que compila dados sobre o cliente ao longo da sua jornada.
Por meio dessas ferramentas é possível registrar e acompanhar todas as informações e histórico do consumidor em relação à sua loja. É no CRM que você registra o que ele já comprou, seus dados pessoais e de contato.
A partir daí, você poderá automatizar tarefas inteligentes a partir desses dados, como o disparo de campanhas de e-mail marketing, de SMS e outras ações de marketing agendadas de acordo com o momento em que seu cliente está. Além dessa praticidade, uma ferramenta de CRM também consegue fornecer informações importantes sobre o ciclo de vida do cliente, dados sobre as vendas e o retorno que seus esforços de marketing estão rendendo.
Nesse modelo, uma sugestão de software acessível mas com muitas funcionalidades é o Pipedrive. Quem preferir uma solução nacional completa e com planos que atendem vários tipos de empresas, além de oferecer um excelente suporte, também pode contar com o Agendor como ferramenta de CRM.
Um CRM bem feito pode impulsionar o faturamento de forma manual ou automatizada – o importante é encontrar as ferramentas certas para o seu negócio. Para alinhar essa estratégia a outras formas de vender mais, veja também nosso ebook sobre o tema e faça sua loja decolar usando a internet!