O que é a Semana do Brasil e por que sua loja de roupas deve participar
A Semana do Brasil foi criada em 2019, pelo Governo Federal com objetivo de aproveitar a data em que celebramos a independência da nossa pátria, para impulsionar o comércio. Participar dessa campanha de promoções, sem dúvida, é uma excelente oportunidade para a sua loja de roupas.
Quer saber mais sobre esse evento, as vantagens de fazer a adesão e as estratégias que pode desenvolver para vender mais? Então é só continuar lendo!
Veja o que é a Semana do Brasil
A Semana do Brasil é inspirada na Black Friday, data que sucede o Dia de Ação de Graças, em novembro, que surgiu nos Estados Unidos e ganhou o mundo. A ideia do Governo Federal é movimentar a economia, em um mês no qual as vendas, tradicionalmente, são baixas no comércio varejista.
Portanto, a Semana do Brasil funciona como uma Black Friday, mas exclusiva do nosso país. Os donos de lojas de roupas e outros negócios do comércio varejista podem dar bons descontos aos clientes e fazer campanhas agressivas, para impulsionar as vendas.
Em 2020, a Semana do Brasil ocorre entre os dias 3 e 13 de setembro. Aproveite e crie boas promoções para conquistar mais vendas para o seu negócio.
Confira as principais vantagens de participar desse evento
Ao participar da Semana do Brasil, a sua loja de roupas terá diversos benefícios. Listamos alguns dos principais. Veja!
Sinergia com o varejo nacional
Todas as principais lojas do comércio varejista estão participando da Semana do Brasil e você poderá estar em sinergia com elas. Vale lembrar que, o Governo Federal, está investindo na divulgação do evento, com anúncios nas redes sociais, no rádio e na televisão.
Ou seja, os consumidores estão sabendo sobre a data e devem procurar pelas lojas que estão participando da campanha.
Melhora no faturamento
Por não ter nenhuma data comemorativa que impulsione a venda do comércio, o mês de setembro costuma ser ruim para o comércio varejista. Neste ano, isso ainda se agrava por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19, que tem feito com que as pessoas gastem menos dinheiro.
Essa situação pode ser revertida, caso você participe da Semana do Brasil. As promoções e descontos podem atrair mais clientes para a sua loja de roupas e o saldo do mês se tornar positivo.
Queima de estoques de inverno
Estamos chegando ao término de mais uma estação do ano. Logo, você precisa queimar o seu estoque de inverno, para não deixar as coleções paradas e perder dinheiro.
A Semana do Brasil pode ser uma boa oportunidade para fazer uma grande liquidação e limpar o seu estoque das peças de inverno, antes que elas saiam de moda e fiquem encalhadas.
Início das vendas da moda primavera/verão
Ao mesmo passo em que o estoque de inverno é queimado, você pode começar a apresentar as peças da moda primavera/verão para os seus clientes.
Eles poderão conhecer o que estará em alta na próxima estação e já renovar o guarda-roupa para os próximos meses
Como desenvolver estratégias de vendas online e offline na Semana do Brasil
Ao desenvolver as campanhas para a Semana do Brasil, é importante que você pense em estratégias online e offline. Por ainda estarmos enfrentando a pandemia, muitas pessoas estão com receio de retornar às ruas, mesmo com a reabertura gradual do comércio.
É uma boa ideia seguir apostando no digital, mantendo grupos no Telegram e fazendo campanhas nas redes sociais. Você pode seguir atendendo virtualmente e fazendo entregas nas casas dos clientes.
Já nas lojas, capriche nas vitrines, coloque cartazes alusivos à Semana do Brasil e evidenciando os descontos. Também garanta todos os protocolos de segurança exigidos para evitar a disseminação do coronavírus, como distribuição de álcool em gel e distanciamento entre os vendedores e clientes.
Participar da Semana do Brasil é uma grande oportunidade para a sua loja de roupas. Por isso, não deixe de fazer parte desse evento, que pode ser bastante lucrativo para o seu negócio.
Continue aprendendo a vender mais em sua loja! Leia agora o nosso artigo que explica o que fazer em épocas de baixa sazonalidade!