Dicas essenciais de marketing para loja de roupas
Investir no marketing para loja de roupas é essencial para que o seu negócio venda mais e se consolide em sua região de atuação. Com boas estratégias, a sua marca será lembrada pelas pessoas que gostam de moda e buscam sempre por novas peças e coleções.
Para que você tenha bons resultados, é interessante que a sua estratégia de marketing para loja de roupas seja dividida em quatro grandes áreas. A seguir, apresentaremos cada uma delas e as principais dicas para que o seu negócio possa ter destaque!
4 pontos essenciais no marketing para loja de roupas
1. Visual merchandising no PDV
A primeira grande área para o marketing de loja de roupas é o visual merchandising no PDV, ou seja, o que é praticado no próprio espaço do estabelecimento. Aqui entram uma série de fatores que podem tornar a experiência do cliente mais interessante e também que possibilitem as compras por impulso, o que é essencial para aumentar o seu ticket médio.
Faz parte do visual merchandising, por exemplo, a forma como as roupas são organizadas na sua loja. É interessante deixar tudo muito bem arrumado e com orientações para o cliente, com placas e cartazes que mostrem peças que estão em promoção, por exemplo.
O vitrinismo também entra nessa grande área! Você precisa desenvolver vitrines atrativas, que convidem as pessoas que passam na rua a entrar no estabelecimento.
2. Marketing digital para pequenos lojistas
Nos dias de hoje, não utilizar ferramentas de marketing digital é algo impensável! Para as lojas de roupas, uma das principais estratégias do tipo que podem ser desenvolvidas são as publicações nas redes sociais.
Você pode produzir conteúdo para o Facebook, Instagram, TikTok e demais redes. O ideal é que cada canal tenha uma linguagem única e converse com o público que utiliza esse tipo de mídia. Uma boa estratégia também por meio das redes sociais são as lives. Faça vídeos ao vivo, mostrando os seus produtos e interagindo com os seguidores em tempo real.
A divulgação por meio de mensagens diretas, como o WhatsApp e o Telegram, é outro tipo de ação super efetiva. Mensagens similares também podem enviadas por e-mail marketing para a base de clientes da sua loja — só não esqueça de limpar sua lista de contatos com ferramentas como essa, antes do disparo.
3. Criação de promoções e cuidados com o estoque
Não podemos falar em marketing para loja de roupas sem citar as promoções. Afinal, as pessoas sempre buscam por benefícios ou preços mais baixos quando procuram algo para comprar.
A criação de promoções deve ser feita de forma programada, aproveitando-se de datas que movimentam o comércio, como o Natal e a Black Friday. Também é uma boa ideia fazer grandes saldões e liquidações para “queimar” o estoque quando uma nova coleção estiver próxima a ser lançada.
Ao fazer promoções, um dos principais cuidados que devem ser tidos é em relação ao estoque. Muitas vezes, é necessário abastecer o seu acervo de produtos disponíveis para venda, para que os clientes encontrem os produtos que deles desejam.
De nada adianta fazer uma campanha de marketing digital excelente, que atraia clientes e, quando eles chegarem na loja, não encontrarem os produtos que eles desejam. Isso acabaria frustrando os consumidores e gerando um efeito contrário ao desejado.
4. Fidelizar clientes
Para que você possa praticar um bom marketing para loja de roupas e fidelizar seus clientes, é importante que aposte em produtos de excelente qualidade. Se você vender peças que não sejam boas, terá clientes apenas uma vez.
Isso porque a pessoa comprará na sua loja, perceberá que a roupa não tem qualidade e não voltará mais. É necessário, portanto, buscar meios para que isso não aconteça e sempre revender produtos que sejam de excelente qualidade e por um preço justo.
Outro ponto de atenção na hora de conquistar um cliente fiel é prestar um atendimento com excelência. Se atente às necessidades de seus consumidores e respeite seu espaço na hora de efetuar a venda dentro da sua loja.
Além disso, o pós-venda é essencial para garantir a fidelização definitiva do seu cliente. Mande mensagens após um certo do tempo da venda para saber se ele gostou do produto, se ocorreu tudo bem na hora do atendimento ou se precisa de algum tipo de suporte. O intuito é criar uma boa impressão para o cliente sempre ter em mente sua loja quando decidir fazer compras novamente.
Uma das maneiras de garantir excelentes itens para serem comercializados na sua loja é comprando em grandes atacados reconhecidos. Atualmente, existe até mesmo a possibilidade de comprar online e receber os produtos com segurança e comodidade, sem que seja necessário percorrer longas distâncias.
Tendo esses tópicos em mente, você poderá exercer um excelente marketing para loja de roupas. Basta ser estratégico e não deixar nada de lado no momento de buscar maneiras para vender mais e consolidar a sua imagem.
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