6 dicas de gestão para lojas de roupas no shopping
Saber como gerir um negócio é essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa. Logo, com as lojas de roupas no shopping não poderia ser diferente, levando em consideração o enorme fluxo de pessoas e a quantidade de dinheiro administrada diariamente.
Dessa forma, hoje falaremos um pouco mais sobre o gerenciamento de lojas de roupas no shopping, além de darmos 6 dicas que irão te ajudar bastante nesse sentido.
Vale a pena abrir lojas de roupas no shopping?
Em síntese, a resposta para essa pergunta é sim. Isso porque os shopping centers se mostraram mais fortalecidos após a pandemia, além de terem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos.
Fora isso, existem outros outros pontos relevantes que fazem do shopping um excelente lugar para começar a sua loja de vestuário:
Segurança
Um dos problemas mais difíceis enfrentados por lojistas de rua está relacionado à segurança do local. Por vezes, muitos empregadores se veem obrigados a fecharem seu estabelecimento devido a roubos e assaltos frequentes.
Logo, isso não acontece com shopping centers, vez que o próprio shopping se responsabiliza pela segurança dos lojistas e dos clientes que transitam no local.
Grande quantidade de pessoas circulando
Como se sabe, os shoppings servem de ponto de encontro para várias pessoas, bem como oferecerem diversos tipos de serviços que vão desde alimentação até sessões de massagem.
O número exorbitante de pessoas circulando por esses ambientes, faz com que abrir lojas de roupas no shopping seja um empreendimento bastante rentável, afinal, quanto mais gente tendo contato com os seus produtos, maiores as suas chances de vender.
Lojas de roupas no shopping: 6 dicas para gerir a sua loja de forma prática e eficiente
Gestão de colaboradores
De antemão, é extremamente importante que o gestor consiga gerir seus funcionários e ao mesmo tempo encorajá-los a terem novas ideias.
A motivação é outro fator preponderante no bom desempenho da sua loja, portanto, elogie seus colaboradores e os recompense sempre que as metas foram alcançadas. Por fim, invista em treinamentos e mantenha seu staff sempre atualizado.
Gestão empresarial
Atualmente, o setor de varejo é um dos mais competitivos do mercado, obrigando os empreendedores a elaborarem soluções disruptivas que os ajudem a se manter à frente da concorrência.
Desse modo, a criação de estratégias que visam o fortalecimento do branding, o investimento em novas tecnologias e o aprimoramento na comunicação com os clientes, são aspectos fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio.
Gestão do capital
Nossa próxima dica de gestão para lojas de roupas no shopping fica por conta da boa administração da parte financeira da empresa.
Assim, você como gestor precisa estruturar um controle financeiro eficiente e que lhe permita tomar decisões baseadas em números precisos. Em outras palavras, você precisa estar de olho em tudo o que entre e sai do seu caixa. Fora isso, compreender as suas obrigações legais (pagamento de contas e pendências com a Receita) também é muito importante.
Gerencie o relacionamento com os seus fornecedores
Antes de tudo, não trate seus fornecedores como seus inimigos, e sim como parceiros. Entretanto, para filtrar melhor seus fornecedores e assim cultivar um relacionamento mais duradouro com eles, crie uma lista incluindo aspectos como tempo de entrega das mercadorias, qualidade e atendimento.
Feito isso, dê prioridade aos que mais pontuaram nessa lista.
A informatização exerce um papel relevante na administração de lojas de roupas no shopping
Se você gerencia o seu estoque e todo tipo de transação que acontece na sua loja, é obrigatório que você conheça os processos de informatização pertinentes ao seu setor. Isso inclui todas as rotinas fiscais determinadas pelo estado onde sua loja atua.
Se mantenha sempre atualizado
Por último, mantenha-se atualizado com relação aos processos administrativos e financeiros da sua loja, como por exemplo emissão de notas fiscais, planilhas de controle de conta jurídica, lançamentos, contas a pagar e a receber, além da criação de relatórios gerenciais.
Lembre-se que a automação está intrinsecamente ligada ao gerenciamento eficaz de uma loja de shopping, já que toda informação recolhida fica arquivada em um único lugar.
E então, gostou do conteúdo? Não se esqueça de deixar sua opinião a respeito do artigo.