Loja de roupas: Como vender pelo WhatsApp
Usar a tecnologia nos negócios não é vantagem apenas para facilitar e automatizar o trabalho. Pelo contrário: um dos grandes benefícios que a tecnologia oferece é o de impulsionar as vendas. Até com ferramentas simples, como aplicativos que usamos no dia a dia, é possível faturar mais. E é por isso que o nosso post de hoje é focado em como vender pelo WhatsApp!
Vender pelo WhatsApp é possível?
O WhatsApp é o principal aplicativo de troca de mensagens utilizado no Brasil. Pessoas e empresas já utilizam o serviço para se comunicar, então, nada mais natural do que as lojas utilizarem sua praticidade para conquistar mais clientes.
Na prática, o WhatsApp é um aplicativo que permite conversas com os seus contatos de forma simples e direta. Por lá, é possível compartilhar mídias como fotos, vídeos e até postar seu conteúdo para ser visualizado pelos contatos da sua agenda. Dessa forma, o lojista tem um canal direto para falar com seu consumidor de forma criativa e interessante, criando uma proximidade difícil de se obter por outros canais.
WhatsApp Business ou conta pessoal?
O WhatsApp Business tem diferenciais que podem ajudar as empresas a se comunicar de forma mais prática e profissional. Na versão de negócios, o aplicativo permite que você defina um horário de atendimento para os clientes, criar mensagens de resposta automática e fornecer outros dados de contato para os consumidores.
Para o lojista, também é vantagem ter sua imagem pessoal desvinculada da loja, fazendo com que o relacionamento com o cliente não seja tão informal na hora de vender.
Como vender pelo WhatsApp: dicas práticas
Como abordar o cliente
O sucesso nas vendas depende, em parte, da abordagem certa. Para vender pelo WhatsApp, alguns cuidados são necessários para garantir que o cliente não sinta que sua privacidade foi invadida ou que a loja está sendo invasiva demais ao chamá-lo para conversar.
Por se tratar de um aplicativo que as pessoas usam no cotidiano, o vendedor precisa tomar alguns cuidados, não enviando mensagens demais, mensagens em horários impróprios (muito cedo ou muito tarde) e sempre manter um tom amigável. Lembre-se sempre de respeitar o espaço do consumidor e de não irritá-lo em um aplicativo que, para ele, é de uso muito pessoal.
Grupos e listas de transmissão
As listas de transmissão disparam mensagens privadas para um grande número de contatos ao mesmo tempo, ideal para quem quer vender pelo WhatsApp. O lojista que obtém o contato de seu cliente, no momento de compra ou por outra forma de captação voluntária, pode criar grupos de consumidores para divulgar produtos, novidades e promoções.
Os grupos podem ser uma alternativa para dialogar coletivamente com os clientes, enquanto a lista de transmissão é uma boa opção para quem quer ser direto sem invadir a privacidade do consumidor.
Melhores momentos para vender
O WhatsApp pode tanto ser usado no dia a dia como em momentos especiais para a loja e para o cliente.
Experimente usar o aplicativo para falar com o cliente em datas como o aniversário dele, comemorações da loja e datas especiais para o varejo, como o dia das mães, o natal e a Black Friday, por exemplo. Escolha o momento certo para interagir com o cliente, aproveitando de datas importantes para ele e para o seu planejamento comercial.
Conteúdo para vender pelo WhatsApp
Como adiantamos acima, o conteúdo para vender pelo WhatsApp pode ser bem variado. Aposte em conteúdos criativos e use os vários formatos possíveis: fotos, vídeos, GIFs e os status do WhatsApp.
Um vídeo mostrando novas peças da loja de roupas pode ter um bom apelo para quem quer ver com detalhes os produtos. As fotos, por outro lado, destacam bem o que há de melhor em cada peça. Já os status são conteúdos que ficam disponíveis por 24 horas para visualização do cliente.
Todos esses formatos ainda podem ser usados para divulgar promoções e descontos exclusivos para quem interage com a loja no WhatsApp. Essa é uma boa ideia para quem quer incentivar o relacionamento pelo app ao mesmo tempo que bomba nas vendas.
Viu como as redes sociais podem fazer muito para te ajudar a vender? Então aproveite para aprender também a usar o Instagram para impulsionar as vendas da sua loja de roupas.