É temporada de vestidos: 6 dicas para vender mais esta peça em sua loja
Qual mulher não gosta de vestidos? Difícil encontrar uma que não se encante com uma peça que pode seduzir, deixar os dias quentes mais suportáveis e, com um bom caimento, até mesmo melhorar o humor. Afinal, moda e autoestima têm tudo a ver.
Quando falamos de moda, é preciso entender que, por mais que cada época tenha tendências, sua consumidora não pode trocar de guarda-roupas a cada seis meses. Por isso, os vestidos adquiridos não são apenas de qualidade, mas também peças que refletem a personalidade da sua cliente.
Com tantos benefícios, não dá para aceitar que os vestidos fiquem encalhados no seu estoque. Veja 6 estratégias para vender essas peças o ano inteiro!
6 dicas para vender vestidos durante o ano inteiro
Veja como aumentar suas vendas de maneira eficiente e, claro, consistente.
1. Aproveite as estações
Vestidos são femininos, clássicos e relativamente fáceis de vender o tempo todo, incluindo em diferentes estações. Por exemplo, um longo de tecido fresco pode ser usado numa tarde/noite de verão. Contudo, é só colocar um sobretudo mais pesado e botas para que ele também funcione no inverno — além da versatilidade da peça, você ainda cria um look hi-lo, algo que mostra informação de moda ao seu cliente.
Já no outono-inverno, mostre peças de tecido mais pesado e quente. Sim, também é possível usar vestidos nas estações mais frias. Para isso, basta combinar com cardigãs, trench coats, meias-calças e sapatos mais pesados.
2. Cada ocasião, um modelo
Modelo usa vestido preto na altura dos joelhos, de decote fechado, sem mangas e de tricot
Acredite: se a mulher quiser ter um guarda-roupas só de vestidos, ela pode. Afinal, uma peça leve pode ser usada como saída de praia ou para um passeio no parque; um vestido mais justo, para uma balada ou encontro; um mais glamouroso, para um casamento ou evento elegante.
Aproveite para mostrar o uso dos vestidos para cada categoria. Se quiser fazer uma vitrine temática com verão, coloque peças leves, de tecido fresco e com as estampas e cores da estação. Já para algo festivo, mostre outras mais elegantes, com acessórios que combinem com a intenção do look.
3. Mostre sua versatilidade
Embora cada ocasião peça uma composição, é possível sim adaptar vestidos para ocasiões distintas. Ninguém gosta de deixar peças paradas no armário. Além disso, é preciso mostrar para a consumidora que ela fez uma compra inteligente ao adquirir uma peça da sua loja.
Por exemplo: para a mulher mais caseira, um vestido de festa pode parecer uma compra inútil. Portanto, mostre como ele pode ser utilizado de maneiras diferentes — com tênis, jaqueta de couro, quimono ou flatforms, por exemplo. Essas “montações” mais criativas podem ser feitas nos manequins da loja ou em editoriais de moda divulgados nas suas redes sociais.
4. Planeje-se
Para vender melhor, é essencial se planejar. Por exemplo: se você sabe que determinadas épocas há baixa na venda de vestidos, crie promoções para as peças que estão no estoque. Já nos momentos de alta de vendas, adquira antes com o fornecedor. Fica mais fácil de conseguir descontos e, de quebra, você ainda cria uma reserva que vai suprir momentos de caixa baixo.
O planejamento permite que você crie estratégias de venda e depois possa fazer a mensuração sobre o que deu ou não certo. Dessa forma é possível otimizar as técnicas para conseguir melhores resultados.
5. Aproveite sua vitrine
A vitrine da loja física é o momento de soltar sua criatividade. Faça as misturas sugeridas, mostre a versatilidade das peças do seu negócio e, principalmente, o que de mais novo e interessante você está vendendo no momento.
Já os editoriais de moda servem como vitrines virtuais, pois a consumidora verá em fotos como a peça fica no corpo e em ambientes diferentes. Essas imagens vão alimentar o site, blog e as redes sociais da sua loja.
E por falar em redes sociais, lembre-se de que elas também são vitrines — e para um público muito maior! Portanto, não deixe de atualizá-las com os vestidos da nova coleção.
6. Faça promoções
Aproveite a mudança de estação para fazer promoções com os vestidos que não foram vendidos. Você pode mostrar as novidades na vitrine e, ao mesmo tempo, anunciar descontos em peças selecionadas. Assim, ela pode adquirir um dos vestidos com preço mais baixo e, de quebra, levar uma das novidades da loja.
O importante é que isso só seja feito com o que parou no estoque, ou seja, com o que foi menos procurado pela consumidora. Senão, ela vai perder o senso de urgência e comprar apenas quando o preço da roupa cair.
Viu como é possível vender as peças durante o ano inteiro? Como você sabe, qualidade e coleções alinhadas às tendências de moda e consumo são fundamentais para um lojista. Conheça agora opções de vestidos da Revanche!