4 formas de usar a IA em sua loja para vender mais
Já ouviu falar em inteligência artificial? Já imaginou usar a IA para vender mais no varejo? Veja 4 ideias para usar a tecnologia com estratégia de vendas!
Você provavelmente já ouviu falar em inteligência artificial (IA), que, numa explicação simples, seria a capacidade de computadores e sistemas de emular a inteligência humana. Mas você sabia que essa tecnologia pode ajudar você a vender mais no varejo?
Mais do que um recurso que parece muito distante de quem está começando a empreender digitalmente, o uso da IA no varejo é mais comum do que imagina. Por exemplo: ao abrir o site de uma marca, é bem comum que pule uma janela de chat para que você faça uma pergunta ou tire uma dúvida.
É o chatbot, uma inteligência artificial que, quanto mais interage com os clientes, mais aprende a simular um atendente humano.
Mas você não precisa se limitar a esse uso. Veja 4 ideias de como usar a IA no varejo para vender mais!
4 maneiras de usar a IA no varejo para aumentar as vendas
Veja como usar a inteligência artificial para criar estratégias de vendas e aumentar o número de clientes.
1. Use o chatGPT para ter ideias de posts
O chatGPT é uma inteligência artificial que une o chatbot e uma ferramenta de pesquisa. Resumindo, você pode fazer perguntas, adaptar textos e pedir desde sugestões de filmes até uma receita para o almoço de domingo.
Então, como usar essa IA no varejo? Uma ideia simples é começar como se ela
fosse uma espécie de Google, solicitando ideias para novos posts. Caso as ideias não sejam boas o suficiente, você pode clicar em “regenerate response” e para ter uma nova resposta.
A ideia aqui não é usar o chatGPT para construir uma estratégia de marketing de conteúdo e criar os posts para você — até porque isso pode ser considerado plágio e não dará certo em longo prazo —, mas sim para dar uma ideia de como começar a investir nas redes sociais para atrair clientes e criar autoridade on-line.
2. Crie ofertas personalizadas
Se você tem um e-commerce, pode usar os dados coletados para criar ofertas personalizadas a cada cliente. Por exemplo: o site armazena histórico de compras e de peças mais visualizadas por cada visitante. Utilize esses dados para, no “veja também”, mostrar peças parecidas com aquelas que ele costuma gostar. Também utilize para mandar e-mails marketing com sugestões de peças de acordo com o gosto dele.
3. Conheça seu cliente
A IA no varejo não precisa ser usada apenas para o consumidor individual, mas também para entender como o “grosso” dos seus clientes se comporta dentro do site.
- Quais produtos visitam com mais frequência?
- Qual o valor do ticket médio?
- Quais os itens mais vendidos?
- Quais “combos” são os preferidos?
- Em quais horários seus consumidores mais costumam comprar?
- Como o visitante/cliente chegou ao seu site?
- Qual o perfil do seu consumidor mais frequente?
Tudo isso pode ser descoberto por meio do Big Data, conjunto de dados gerados pelo rastreio de informações do usuário no ambiente digital. Com estratégia, dá para criar perfis do seu consumidor ideal e elaborar formas de fidelizá-lo.
4. Adote o remarketing e o retargeting
Apesar de mais antigas, o remarketing e o retargeting também são estratégias de uso de IA no varejo para vender mais. Vamos entender como cada uma funciona.
O remarketing é uma técnica para vender mais quando o cliente não conclui a compra. Por exemplo: ele passa no seu site, coloca alguns itens no carrinho de compras e não faz o checkout. Depois de um tempinho, seu site envia a ele um e-mail lembrando sobre os itens que ele ainda não finalizou o pagamento. Depois de um ou dois dias, envia mais um e-mail avisando sobre os itens — dá até para enviar um cupom com 10% de desconto ou frete grátis para estimulá-lo ainda mais a fechar a compra.
Já o retargeting é utilizado quando seu site é um dos parceiros do Google. Com isso, ele consegue transformar os itens visitados em anúncios. Vamos a outro exemplo.
Suponha que o usuário visitou seu site, viu diversos produtos mas não finalizou a compra de nenhum deles. Quando for visitar outro site parceiro do Google ou o YouTube, por exemplo, ele começará a ver anúncios daqueles itens em formato de banner. Assim, é lembrado novamente e tentado a fechar a compra.
A grande vantagem do retargeting é não necessitar que o usuário deixe um e-mail no seu site para que receba anúncios do seu produto. Porém, ter uma informação de contato ajuda a desenvolver estratégias de marketing muito mais interessantes e personalizadas.
Viu como é possível usar a IA no varejo para vender mais? E para continuar no assunto tecnologia e, principalmente, internet, veja como ser o influencer da sua própria loja de roupas!