Gerindo as compras no cartão de crédito na loja de roupas
O cartão de crédito é uma ótima alternativa para o consumidor. Enquanto esse é o meio de pagamento ideal para quem deseja parcelar suas compras e planejar pagamentos ao longo do tempo, como fica a situação para quem está do outro lado, gerenciando uma loja de roupas?
O lojista que aceita cartões de crédito no seu negócio deve estar atento às vantagens e desvantagens desse formato. É pensando nisso que este artigo vai te ensinar o que você precisa saber para gerir corretamente as compras no crédito da sua loja.
Vantagens das compras com cartão de crédito
As compras realizadas na modalidade crédito oferecem benefícios para o consumidor e para o lojista.
Para quem compra, o cartão de crédito permite pagar apenas no mês seguinte ou em mais de uma parcela. Assim, o consumidor consegue comprar mais ou de forma imediata, ainda com tempo para planejar o pagamento.
Para o lojista, compras no cartão de crédito podem servir para impulsionar as vendas e os lucros. Com a possibilidade de pagar no mês seguinte e em várias parcelas, os vendedores podem convencer o cliente a levar mais produtos de uma vez. Isso significa um aumento no ticket médio e, consequentemente, no lucro da loja de roupas.
Cuidados com o cartão de crédito na loja de roupas
Taxa do cartão de crédito
O primeiro cuidado que o lojista deve ter antes de aceitar vendas no cartão na sua loja de roupas é com as taxas. Para implantar essa modalidade de pagamento, os ofertantes de máquinas de cartão cobram taxas que, em média, podem variar até 4,2% nas vendas no crédito, ou mais ainda nas compras parceladas em mais de 6 vezes.
Mesmo assim, existem boas notícias: as taxas podem ser negociadas de acordo com o volume de vendas e, o melhor: já estão surgindo no mercado modalidades de “maquininhas” com taxas muito baixas ou até mesmo gratuitas!
Caso não seja possível adotar um modelo dos mais vantajosos para sua loja de roupas, cabe ao lojista pensar em formas de minimizar esse custo – seja embutindo o valor nos produtos ou oferecendo vantagens reais (como descontos) para quem pagar à vista ou no dinheiro.
Planejamento financeiro
Outro ponto importantíssimo é o cuidado com o planejamento financeiro. Assim, como as taxas de utilização das máquinas de cartão, tudo que envolve esse tipo de compra deve estar previsto no controle financeiro da loja de roupas.
O fluxo de caixa deve ser acompanhado de perto em todo negócio, mas as lojas que vendem no cartão de crédito precisam ficar ainda mais atentas.
Registrar todas as transações financeiras e despesas da loja ajudam muito na gestão do negócio, evitando prejuízos grandes. Um bom exemplo disso é o quando ocorre a antecipação financeira – ou seja, quando o lojista fica sem fluxo de caixa e precisa antecipar as compras feitas à prazo, pagando uma taxa ainda maior aos bancos. Acompanhando e gerindo o fluxo de caixa, mesmo as vendas no cartão não apresentarão esse prejuízo para a loja.
Como evitar fraudes
Fraudes no cartão de crédito requerem cuidados específicos, e por isso são um item à parte em um artigo sobre essa modalidade de compras.
Trabalhar com cartões de crédito significa usar de dados sensíveis dos consumidores e da loja. Por isso, para começar, os responsáveis por isso devem ser profissionais de extrema confiança.
As fraudes, porém, são mais comuns do lado do consumidor do que do próprio lojista. Por isso, todo cuidado é pouco para tentar prevê-las. Um cuidado importante é estabelecer suas próprias políticas de segurança, que podem começar com um cadastro de clientes e parâmetros definidos pela loja para caracterizar compras “estranhas”.
Sempre suspeite de compras fora do padrão, como clientes que fazem pedidos com grandes quantidades do mesmo produto ou escolha várias unidades dos itens mais caros à disposição na loja. Isso pode significar um cartão clonado ou uma tentativa de chargeback, que é quando o cliente realiza uma compra e, em seguida, aciona a operadora do cartão alegando não tê-la feito. Nesse caso, o prejuízo fica na conta de loja e por isso deve ser sempre conferido junto ao consumidor.
Também vale a dica de sempre ficar atento a contatos supostamente feitos pela operadora do cartão, que podem ser de golpistas alegando troca das máquinas ou solicitando dados da operação da loja. Esses casos podem ser tentativas de fraudes para roubar dados ou o próprio valor das compras efetuadas no cartão de crédito.
Sua loja de roupas utiliza ou pretende utilizar cartões de crédito? Então aproveite para conhecer mais dicas de gestão para não levar prejuízos neste artigo!