Estratégias de vendas online e offline para o Dia dos Pais
Assim como já aconteceu em outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, neste ano, o Dia dos Pais também será diferente. Por conta da pandemia de Covid-19, muitas cidades ainda estão com as lojas funcionando com restrições, algumas até sem a possibilidade de funcionar com atendimento presencial.
É por isso que as estratégias para a data precisam mesclar vendas online e offline. Vale lembrar que, mesmo que na sua cidade as atividades já estejam liberadas, muitas pessoas ainda têm medo de sair de casa e frequentar um estabelecimento comercial. Por isso, o digital deve continuar presente.
Veja, a seguir, algumas dicas de estratégias de vendas online e offline que você pode colocar em prática! Temos a certeza de que elas serão úteis para você.
Monte kits de presente temáticos para o Dia dos Pais
Uma boa ideia para alavancar as vendas no Dia dos Pais é criando kits de presente temáticos. Em uma loja de roupas, você pode fazer combinações de peças e acessórios, criando looks completos, por exemplo.
Assim, pode trabalhar com preços especiais e aumentar o ticket médio. Essa também é uma boa estratégia para queimar itens que estão parados há muito tempo no estoque e fazer essa mercadoria girar.
Faça parcerias com outras lojas para brindes e promoções
Para celebrar o Dia dos Pais, você também pode fazer parcerias com outras lojas, oferecendo brindes e promoções especiais. Assim, você ajuda a fortalecer o comércio local e todos saem ganhando.
Uma loja de roupas pode dar um voucher de desconto para os clientes que desejam comprar um sapato para os pais em um comércio parceiro, por exemplo. Em contrapartida, a loja de calçados também pode dar cupons para o seu estabelecimento. De tal maneira, um ajuda o outro, em um espírito de coletividade, algo que também está sendo cada vez mais valorizado pelos clientes.
Aposte nas vendas online pelas redes sociais
As redes sociais são um excelente canal de vendas online, principalmente para quem ainda não pode abrir as portas da sua loja, por conta da pandemia. Existem diversas táticas de vendas nessas mídias e todas elas devem ser exploradas para intensificar os seus lucros no Dia dos Pais.
Além de postar os produtos em suas páginas no Facebook e no Instagram, pode impulsionar os posts, para que eles atinjam mais pessoas. Também é uma boa ideia entrar em grupos de vendas da sua cidade e criar publicações destacando as suas promoções para a data.
Incentive o time interno a atender os clientes digitalmente
Os vendedores precisam ser incentivados e treinados para atender aos clientes de forma digital. Um dos principais canais a ser utilizado para isso, além das redes sociais, é o WhatsApp.
Por meio do mensageiro eletrônico, podem ser enviadas fotos das peças para os clientes, para que eles escolham o que desejam comprar.
É interessante ainda oferecer chamadas em vídeo, para que atendimento possa ser mais personalizado, com o consumidor vendo o produto ser manuseado e tendo a possibilidade de esclarecer dúvidas.
Redobre os cuidados no seu ponto físico
Se você já está com as portas da sua loja aberta e pode receber clientes presencialmente, deve compreender que, no período que antecede o Dia dos Pais, o movimento deve se intensificar. Por causa disso, é necessário redobrar os cuidados no ponto físico, para não acabar espantando a clientela, pelo medo da contaminação pelo novo coronavírus.
É essencial que você faça marcações visíveis no chão do estabelecimento, para que as pessoas presentes mantenham o distanciamento necessário. Também ofereça álcool em gel 70% para a limpeza das mãos, logo na entrada da loja.
Para os vendedores, disponibilize máscaras de proteção e oriente-os sobre como devem receber as pessoas durante a semana do Dia dos Pais. O atendimento deve trazer sempre simpatia e cordialidade. A paciência também deve ser redobrada, já que todos nós estamos mais instáveis mentalmente, por causa da situação difícil que o mundo atravessa.
Quer aumentar as vendas e faturar mais no Dia dos Pais? Então tire as ideias do papel e coloque as nossas dicas em prática agora mesmo. Aproveite e cadastre-se para revender as melhores peças do vestuário na sua loja!