Especial Coronavírus: vendendo pelo Facebook Marketplace
Em um momento no qual o Coronavírus é uma realidade, os empreendedores de todos os setores estão tendo de modificar o modo de atender os consumidores. O mesmo acontece com o lojista que atua com a venda de roupas. Se antes era comum abrir a loja e atender a clientela, agora esse processo deve ser feito on-line, por meio de plataformas digitais, como o chamado Facebook Marketplace. Quem ainda não ouviu falar nesse novo recurso deve atentar para essa novidade e conseguir acelerar as vendas daqui para frente.
Basicamente, podemos classificá-lo como uma espécie de loja, localizada dentro da própria rede social. Lá é possível encontrar uma ampla variedade de produtos, usados ou novos, e que são compartilhados por vendedores e comprados pelos usuários. O mais bacana é que você poderá personalizar o anúncio de acordo com a categoria do item anunciado, região e, até mesmo preço.
Contudo, como dar o primeiro passo e começar a explorar a plataforma? É o que ensinaremos neste post. Continue acompanhando a leitura e descubra como se atualizar e se adaptar à nova realidade do mercado.
Passo a passo: como anunciar no Facebook Marketplace?
O termo “Marketplace” pode causar certo estranhamento em quem ainda não está acostumado com a plataforma. Mas garantimos que vender nesse canal é mais simples do que parece. Acompanhe o nosso passo a passo e veja como não existe segredo.
Passo 1
Comece conectando-se ao Facebook. Uma vez com a conta logada, clique na opção “Marketplace”, localizada no canto esquerdo da tela. Para transmitir mais seriedade, é importante fazer esse login com o perfil da sua loja de roupas e não com o seu acesso pessoal.
Passo 2
Depois, selecione o botão “+ vender um item”. Quando a nova tela se abrir, coloque todas as informações a respeito do item que será anunciado. Lembre-se de incluir o valor e a cidade em que você se encontra.
Passo 3
Também é necessário adicionar a categoria da oferta. Na ferramenta, existem diferentes opções que facilitam o processo. Selecione uma com cuidado para que a mercadoria não vá parar em uma seção errada.
Passo 4
Explore o campo “Descrição”, para incluir outros detalhes do produto, como tipo de modelagem, material, métodos de pagamento e entrega. Quanto mais dados colocar, melhor.
Passo 5
Não se esqueça de adicionar boas fotos dos itens anunciados. Se possível, faça os registros utilizando uma câmera de alta resolução e capaz de mostrar os detalhes da mercadoria. No fundo da composição, procure colocar superfícies sólidas e lisas, facilitando a visualização.
Passo 6
Agora você já pode publicar o anúncio e dar o primeiro passo para criar uma vitrine completa no Marketplace. Assim como funciona em uma loja física, é importante que essa disposição de imagens seja agradável, com boas fotos, informações claras e um conjunto de elementos capaz de envolver o usuário.
Passo 7
Vendeu o produto? Então, lembre-se de voltar à plataforma, clicar no link do anúncio e sinalizar que aquela mercadoria já foi adquirida. Tal cuidado é essencial para evitar desentendimentos e não comprometer a sua imagem no universo virtual.
Quais as vantagens de vender no Marketplace durante o Coronavírus?
Assim como outras ferramentas disponibilizadas no universo digital, o Facebook Marketplace conta com inúmeras vantagens e que podem ser aproveitadas por lojistas e empreendedores de diversos nichos. Abaixo, citamos as principais.
- localização: atraia os consumidores mais próximos e facilite as negociações;
- alcance: o Facebook é a maior rede social do mundo, contando com 2,27 bilhões de usuários. É uma ótima oportunidade para fazer com que a sua empresa se destaque;
- facilidade: os clientes não precisarão acessar outra plataforma para conferir os seus produtos. Todos estarão reunidos em um só espaço, garantindo praticidade e eficiência;
- boa comunicação: assim que um usuário comentar sobre um produto, a rede social abrirá um chat no Messenger, sendo excelente para acelerar as vendas e solucionar dúvidas com rapidez.
Dica
Para aproveitar todos esses benefícios é interessante realizar testes. Comece anunciando os itens que estão parados na sua loja física e, assim, ir percebendo os resultados e o que pode ser melhorado. Isso tudo sem se esquecer de que as redes sociais são o melhor caminho para validar um negócio, bem como ganhar visibilidade e alcançar uma audiência maior.
Após conferir essas dicas, não há mais desculpas: você estará pronto para vender no Facebook Marketplace e manter o estoque em movimento mesmo durante o Coronavírus.
Caso ainda não tenha um bom fornecedor, aproveite para conferir o catálogo da Revanche Jeans e adquirir roupas por atacado sem sair de casa.