Especial Coronavírus Gestão de estoque em momentos de crise

Especial Coronavírus: Gestão de estoque em momentos de crise

05 de maio de 2020
|

Para que um negócio funcione com saúde, é necessário ter equilíbrio. Isso vai além de equilibrar as contas e entrar mais dinheiro no caixa do que sair, por exemplo. É preciso também manter a atenção no seu estoque para que tudo flua corretamente. Diante de dificuldades, como a que enfrentamos com a pandemia do novo coronavírus, fazer essa gestão de estoque corretamente é ainda mais importante.

Veja agora por que, mais do que nunca, você precisa gerenciar corretamente o seu inventário – e como a gestão de estoque pode te ajudar a contornar a crise.

Por que gestão de estoque é essencial

O coração de toda empresa pode ser o cliente, mas o a gestão do estoque também é um órgão vital nas organizações.

Controlar o inventário do negócio é o que mantém as empresas saudáveis, operando no azul, ao mesmo tempo que continuam vendendo e sem deixar faltar nada para o consumidor.

Fazer uma boa gestão do estoque envolve acompanhar de perto o que entra, sai, com que frequência itens são repostos, o que vende mais, o que vende menos, e várias outras tarefas.

É dessa forma que as empresas conseguem encontrar o equilíbrio certo entre o que manter no inventário e o que comprar para repor.

E fazer uma boa gestão de estoque é o que garante que lojas, por exemplo, se mantenham operando normalmente, mesmo em períodos de baixa sazonalidade. Mas ainda, é só com boas práticas de gestão é possível identificar oportunidades durante momentos mais difíceis, como a crise atual causada pela pandemia do coronavírus pelo mundo.

Como fazer gestão de estoque para contornar a crise

A crise causada pela pandemia do coronavírus tem impactado todo tipo de atividade empresarial. 

Diante dessa situação, existem três cenários principais que as empresas podem estar enfrentando em relação à gestão de estoque. Esses cenários podem ser resumidos como:

1. As empresas que são consideradas essenciais para a população durante a pandemia e as medidas de isolamento social;

2. Negócios que estão temporariamente fechados, com operação reduzida ou restrições de funcionamento;

3. Lojas e empresas impactadas pela baixa no consumo, mesmo que funcionando normalmente.

Serviços considerados essenciais, como supermercados e farmácias, registram aumento nas demandas, especialmente nos locais em que só esses estabelecimentos podem funcionar normalmente.

Dessa forma, o desafio de quem está aberto durante a crise é manter o estoque equilibrado, dando vazão ao que o cliente busca, sem deixar faltar nada, ao mesmo tempo que gerencia corretamente os fornecedores.

Mas e quem sofreu o impacto mais negativo da pandemia, inclusive tendo que mudar seu funcionamento em razão de medidas de quarentena e isolamento social? É disso que vamos falar agora.

Como fazer a gestão do estoque para minimizar danos

Os negócios que precisaram interromper temporariamente a operação em razão de medidas de isolamento têm um problema maior nas mãos – mas possível de ser solucionado.

O ideal é manter a boa gestão de estoque aliada a estratégias que normalizem ao máximo o fluxo de caixa. O abastecimento do estoque agora deve focar nos produtos que tenham maior saída e uma boa margem de lucro. Outros, de menos potencial de lucratividade, não serão priorizados.

Outra dica importante para gerenciar melhor o seu estoque, priorizando a lucratividade, é elaborar uma curva ABC de produtos. A curva ABC é um método que ajuda a identificar oportunidades melhores de venda e de economia. Essa estratégia consiste em classificar seus produtos de acordo com sua importância para os negócios.

Nessa lógica, os 20% de produtos mais importantes são os categorizados como A, sendo eles os responsáveis por 80% das vendas. Em seguida na curva vem os 80%, restantes que vão ser distribuídos nas categorias B e C e são os produtos de menor saída e lucratividade. Leia nosso artigo sobre a curva ABC e aprenda a usar essa estratégia na prática!

Por fim, promover o giro de estoque durante a crise também é possível por meio de descontos e promoções. Para movimentar o caixa da sua empresa, durante um momento mais difícil, analise o que pode ser estimulado em promoções exclusivas para o período da pandemia. O ideal é focar em produtos que não venderiam tão bem sem o estímulo, a fim de girar o estoque enquanto ainda rende alguma margem de lucro.

Quer saber mais sobre as melhores práticas de gestão? Leia também o nosso artigo sobre dicas de gestão financeira para o seu negócio e aprenda a contornar mais facilmente qualquer crise.