Entendendo as mudanças de comportamento do consumidor depois da pandemia
A pandemia mudou drasticamente a economia mundial, afinal, devido à crise do coronavírus, os consumidores mudaram os seus hábitos.
A preocupação com a saúde e com o futuro pós-pandemia, fez com que houvesse uma desaceleração na aquisição de produtos e serviços, impactando diretamente no giro de mercado. Com isso, o comportamento do consumidor também mudou.
O que mudou na cabeça do consumidor com a pandemia?
Muitas mudanças ocorreram de forma provisória por conta do distanciamento social, no entanto, alguns destes padrões devem se manter permanentes após a pandemia. Mudanças de hábitos e padrões de comportamento que vinham mudando lentamente tiveram uma forte aceleração com a pandemia.
Principalmente a forma como gastam seu dinheiro. Afinal, quem antes tinha um certo preconceito em realizar compras online, hoje foi obrigado a se adaptar à nova forma de adquirir produtos.
Os clientes que antes tinham medo de realizar transações online se viram sem alternativa e precisaram romper esta barreira.
A busca por compras online cresceu em mais de 180% em diversos segmentos do mercado, segundo informações da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Certamente, este é um hábito que deve permanecer mesmo após a pandemia.
Aliás, a população descobriu uma nova forma de viver, pois se antes da pandemia o comportamento do consumidor era sair de casa para se distrair, trabalhar, comer, se exercitar, tendo a casa apenas como refúgio, com a pandemia isso mudou e o lar passou a ser o local de trabalho, de comprar, de se relacionar, etc.
Novos canais de venda
Como consequência, esses novos hábitos refletem em como as empresas devem pensar em novas estratégias para criar mais proximidade e promover o engajamento com seus clientes.
Aliás, em qualquer cenário, é muito comum que alguns segmentos acabem sendo prejudicados, enquanto outros aproveitam as oportunidades para inovar e vender ainda mais.
Com o aumento das compras online, novos canais de venda precisaram ser criados pelas empresas durante a pandemia e devem permanecer mesmo após tudo voltar ao normal. As vendas em lojas físicas perderam espaço para os canais na internet. Comunicar-se com os clientes por meio de e-mails, redes sociais e chatbots passou a ser uma estratégia de vendas básica.
Aplicativos de delivery também são uma alternativa para fazer as entregas de produtos. E não funciona só para comidas não. Qualquer tipo de produto pode ser comprado via aplicativos ou superapps (aqueles que vendem absolutamente de tudo) e entregue na casa do cliente.
Além disso, as vendas pelo whatsapp também podem ser feitas com entrega delivery. Os comerciantes foram criativos e buscaram inúmeras formas de oferecer suas soluções e continuar ativos durante a pandemia.
Novas objeções dos clientes
Como já falamos anteriormente, a pandemia fez com que novos perfis de consumidores surgissem. As incertezas sobre o futuro e a preocupação com a saúde criaram um novo padrão de consumo que optam por empresas com valores que transmitem mais responsabilidade social e ambiental.
A decisão de consumo leva ainda em consideração outros fatores, como a flexibilização na compra e a rapidez na entrega.
Por isso, as empresas precisam criar estratégias que comuniquem com clareza seus valores. Além disso, é importante conhecer o perfil de cada cliente, criar experiências individuais de consumo responsável e consciente.
O que fazer para atender a estas novas demandas?
Para atender as mudanças de comportamento dos consumidores, o mercado brasileiro precisa lidar com desafios em diversas dimensões. Confira algumas dicas para atender essas novas demandas dos clientes.
Foque em novas experiências
Marketplaces, redes sociais e live streaming são novas oportunidades de oferecer experiências e reforçar o relacionamento com os clientes. Aliás, pelo menos dois terços dos consumidores testaram novas formas de consumo, destes, 65% devem continuar a fazer isso.
Conquiste e mantenha a fidelidade
Com tantas oportunidades de gerar novas experiências, manter seus clientes fiéis é fundamental. Aliás, a crise já fez com que muitas incertezas surgissem e perder seus clientes para a concorrência é um dos piores cenários.
Ofereça diversos meios de pagamento
Uma boa experiência de compra é muito importante para fidelizar. Por isso, quanto menos atrito o cliente tiver durante a jornada, mais vendas ocorrem. Carteiras digitais, aplicativos, Pix, reconhecimento facial e links de pagamento são algumas alternativas para melhorar a satisfação durante o processo de compra.
Conheça seu cliente
Com certeza, para oferecer novas experiências da maneira mais personalizada possível, é fundamental conhecer e entender seu cliente. Identifique-os, colete dados e analise as informações para entender melhor como ser indispensável.
Certamente entender o cliente é um diferencial enorme em tempos de pós pandemia. Aproveite estas dicas, conquiste mais clientes e melhore suas vendas.
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