E-mail marketing Como fidelizar clientes da sua loja de roupas

E-mail marketing: Como fidelizar clientes da sua loja de roupas

14 de janeiro de 2020
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Fidelizar clientes é um assunto recorrente quando falamos de estratégias para faturar mais e conquistar consumidores. Afinal, que lojista não quer ter clientes fiéis, que voltam a comprar e ainda indicam sua marca para outras pessoas?

Trabalhar para fidelizar os seus clientes é um esforço que vale a pena, não só por aumentar as vendas e a recorrência no faturamento, mas também porque não precisa ser uma tarefa difícil ou custar caro.

A verdade é que mesmo gratuitamente é possível realizar ações que ajudam a fidelizar o seu consumidor. E uma das principais estratégias para conseguir isso é usar o e-mail marketing.

Como o e-mail marketing ajuda a fidelizar clientes

Como o e-mail marketing ajuda a fidelizar clientes

O e-mail é uma ferramenta de comunicação já antiga, considerando que ela existe desde o princípio da internet. Ao longo do tempo foram surgindo novas formas de se comunicar, como os programas de troca de mensagens e as redes sociais.

Mas nem por isso o e-mail perdeu seu lugar.

O e-mail é uma forma de comunicação direta, pessoal e que conversa de forma bem próxima com quem recebe a mensagem. Usar essa ferramenta para o marketing, então, é se aproveitar dessas características positivas.

A estratégia de e-mail marketing par fidelização também acontece em um momento especial de conexão entre loja e cliente. Quando o consumidor passa o seu contato, ele abre uma porta para que, depois de um contato inicial com a loja ou da sua primeira compra, o lojista possa criar um relacionamento saudável e duradouro. Como consequência, ao dialogar com o seu consumidor, serão maiores as chances de conseguir a fidelização de clientes – ou seja, que eles voltem a comprar e até indiquem sua loja para outras pessoas.

Estratégias de e-mail marketing para aplicar na sua loja de roupas

Além de conhecer a importância do e-mail marketing, resta saber também como colocar as melhores ações em prática.

O e-mail marketing, quando utilizado para fidelização de clientes, pode ser usado de diversas formas. As principais delas envolvem:

Envio de cupons e promoções: um jeito simples e eficaz de garantir a fidelização de clientes é oferecer cupons e promoções para o seu cliente. Um bom desconto atrai a atenção e incentiva o cliente a voltar mais facilmente.

Divulgação de novidades e eventos da loja: experimente mandar a ele os seus lançamentos e novidades em primeira mão. Avise o cliente de novas coleções, eventos e promoções que vão acontecer. Assim você consegue transmitir a quem já é cliente a prioridade que seu negócio dá a ele.

Pesquisa de satisfação: enviar uma pesquisa de satisfação pode ajudar muito no processo de fidelização ao oferecer um canal para que seu cliente opine sobre sua loja. Elabore um questionário perguntando quão satisfeito ele ficou com cada ponto da experiência de compra na sua loja de roupas. Se possível, ofereça alguma vantagem para quem responder a pesquisa, como um cupom de 10% na próxima compra. Assim, seu consumidor é instigado a responder, te ajuda a melhorar seu serviço e ainda ganha algum benefício enquanto isso. E no fim, é claro, compra novamente!

Outro ponto positivo importante do e-mail marketing é que essa estratégia pode custar muito pouco ou ser até mesmo gratuitas. Para que você possa testar na sua loja de roupas, teste ferramentas com versões grátis como o Mailchimp, a Sender e a Sendinblue.

Todas as três ferramentas têm versões gratuitas e pagas, que se adequam às suas necessidades. Experimente as versões e veja como cada uma pode te ajudar nas suas ações de e-mail!

Boas práticas para trabalhar com e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que ajuda muito na fidelização de clientes, mas que também requer alguns cuidados para ser eficaz.

A estratégia não consiste apenas em mandar campanhas de e-mail para o seu público. Antes de mais nada, é preciso lembrar que o consumidor deve ter concordado em receber o seu conteúdo. Por isso, sempre que pedir o e-mail do seu cliente, seja no momento de compra na sua loja física, ou mesmo no seu site ou rede social, o consumidor deve estar ciente de que vai receber e-mails.

Também é imprescindível ficar atento à frequência com a qual você envia e-mails. Afinal, ninguém quer ter a caixa de entrada lotada com mensagens de uma mesma loja, falando dos mesmos assuntos todo dia, não é mesmo?

Esse tipo de comportamento pode fazer com que seu consumidor se descadastre da sua base ou marque sua mensagem como spam – o que prejudica sua reputação e, obviamente, impede o cliente de se tornar fiel à sua loja.

Quer continuar aprendendo sobre fidelização de clientes? Então veja como conquistar de vez o consumidor no momento do pós-venda da loja de roupas