Conheça os principais meios de pagamento online para sua loja de roupas
Você sabia que, em março deste ano, houve um crescimento de 48,9% das vendas online no segmento da moda? Esse salto está relacionado com a pandemia de Covid-19, que fez com os proprietários de loja de roupas reinventassem os seus negócios. Mais do que nunca, fazer a gestão de pagamentos online é importante. Afinal, é impossível que o cliente pague com dinheiro em espécie, quando está comprando pela internet.
É por esse motivo que você precisa estar preparado para receber transações dos mais diversos tipos e é sobre isso que falaremos neste artigo. Não deixe de conferir!
Veja como fazer a gestão de pagamentos online tradicionais para loja de roupas
Ao vender os produtos da sua loja de roupas pela internet, usar os métodos tradicionais de pagamentos online, ou seja, aqueles que já são conhecidos pela maioria dos clientes é importante.
Entre eles, destacamos o boleto bancário e os cartões de crédito e débito. No primeiro caso, o seu site precisa ter uma funcionalidade que gere o documento para o cliente fazer os pagamentos online.
Apesar do boleto levar até três dias úteis para compensar e o pedido do cliente só ser enviado após a confirmação do banco, algumas pessoas ainda preferem esse método. Logo, ele não pode ser descartado.
O pagamento com cartão de crédito ou débito é prático para os clientes. Além disso, você também tem vantagens, como fazer parcelamentos para os consumidores e adiantar os recebimentos, mantendo um bom fluxo de caixa.
Uma das poucas desvantagens dos cartões é o risco de fraudes, como a clonagem. É por isso, que você precisa investir em sistemas de segurança e criptografia para a sua plataforma de e-commerce.
Conheça novos meios de pagamentos online e como fazer a gestão
Além desses meios já conhecidos, existem pagamentos online mais recentes, que estão caindo no gosto popular e devem ser oferecidos pela sua loja de roupas. Conheça os principais deles, a seguir!
Links de pagamento
Os links de pagamentos são oferecidos por empresas intermediadoras, como o PicPay e o PagSeguro. Com essa ferramenta você cria um pedido fechado e envia para o cliente, que debita o valor em sua conta bancária ou na fatura do cartão de crédito.
Essa transação é rápida e segura! No entanto, há a desvantagem de não poderem ser editados. Ou seja, se o cliente pedir para incluir ou retirar um item do pedido, por exemplo, será preciso criar outro link de pagamento.
Pagamento por QR Code
Empresas como a Cielo e a Mercado Pago proporcionam o pagamento por QR Code, uma opção interessante para sua loja de roupas.
Para oferecer essa modalidade, você precisa ter uma extensão no seu site, que mostra um código de barras bidimensional na página do produto. Também é possível disponibilizar essa opção para os clientes no estabelecimento físico.
Basta o cliente escanear o código com a câmera do celular e o pagamento é realizado, com o cartão de crédito cadastrado no aplicativo. Não é preciso usar maquininhas, tampouco digitar as informações, como o número do documento, o que evita a margem para fraudes.
Carteiras virtuais
As carteiras virtuais são como as convencionais, servem para guardar dinheiro. Porém, em vez de notas, ela guarda criptomoedas, como o Bitcoin. A sua loja de roupas pode receber de pessoas que usam esse tipo de ferramenta para fazer pagamentos.
O cliente que tem uma carteira virtual, provavelmente, fará uma transferência para a conta bancária da sua loja ou pagará por QR Code, como explicamos anteriormente. Para isso, ele precisa cadastrar a conta bancária no aplicativo que usa para essa finalidade. Para você, lojista, somente caberá receber o valor das compras.
Não há dúvida de que os meios de pagamento online para loja de roupas estão se modificando e acompanhando a transformação digital. Porém, os cuidados que devem ser tidos nas empresas seguem os mesmos.
Ter um bom controle de fluxo de caixa, controlar as receitas e despesas, estar de acordo com a legislação contábil, entre outras práticas são fundamentais para a saúde financeira da sua loja de roupas. Independentemente das formas de pagamento escolhidas, não esqueça disso!
E, já que estamos falando de vendas digitais, que tal ler agora o nosso artigo que explica como aumentar as vendas com o WhatsApp Business? Ele ajudará muito o seu negócio ter mais sucesso com os consumidores online.