Como usar a tecnologia para se engajar mais com os clientes
Não é novidade que a tecnologia é uma grande aliada de muitas empresas. Seja na gestão interna, no marketing, em vendas ou na relação com o cliente, diversas inovações tecnológicas são utilizadas para economizar tempo e dinheiro do lojista e facilitar a vida do cliente.
Para quem tem uma loja de roupas, é essencial ficar de olho no que a tecnologia tem a oferecer. Por isso, vamos abordar agora as melhores formas de usá-la para engajar mais os clientes. As vantagens são várias. E o melhor: você pode aplicar a tecnologia muito mais facilmente do que imagina!
5 dicas de tecnologia para adotar na sua loja de roupas
Usando vários canais para engajar com o cliente
Antes de mais nada, precisamos falar sobre o conceito de omnichannel. O termo, muito utilizado para falar das melhores práticas de relacionamento com o cliente, significa todos os canais.
Adotar uma estratégia omnichannel significa pensar em ações e promover experiências que misturem canais online e offline na sua estratégia de atendimento e engajamento com os clientes. Dessa forma, o omnichannel envolve todos os pontos de contato entre uma empresa e um cliente, seja na loja física, em um e-commerce, nas redes sociais e em todas as demais possibilidades.
Algumas ideias para se tornar omnichannel e ficar por dentro dessa tendência que visa conquistar e fidelizar mais clientes são mais fáceis de se adotar do que pode parecer. Um bom exemplo é a prática de fazer um pedido na loja virtual e retirar o produto na loja física. Também é possível preparar sua loja para receber pedidos via dispositivos digitais dentro do próprio espaço físico, ou fazer vendas diretamente pelas redes sociais, como Facebook, Instagram ou WhatsApp.
As formas de adotar essa estratégia são várias, ressaltando sempre a importância de integrar o online e o offline. Confira mais em nosso artigo especial sobre o assunto!
Meios de pagamento modernos
É sempre importante entender como os clientes preferem pagar suas compras. Isso é ressaltado ainda pela quantidade de novas formas de pagamento que surgiram nos últimos tempos.
Para o lojista, vale investir em novidades como os pagamentos realizados pelo smartphone, por exemplo, e em máquinas de cartão que permitem pagar apenas aproximando o cartão de crédito ou lendo um simples código QR. Vale tudo para atender o cliente de forma mais prática e rápida. Ao resolver suas dores e necessidades de forma tão eficaz, o lojista passa o ar de uma loja moderna. Esse é certamente mais um passo em direção à fidelização de um cliente.
Site mobile e aplicativo próprio da loja
Pode parecer uma dica muito simples, mas é essencial lembrar a importância de um bom site mobile.
As lojas que decidem ter uma versão em e-commerce ou um site da marca devem ter atenção para o crescimento do acesso via celulares. O smartphone já é o principal meio de acesso à internet no Brasil e sua loja de roupas precisa ter isso em mente ao desenvolver um website.
Portanto, certifique-se de que será otimizado para dispositivos móveis e funciona perfeitamente para quem quer fazer compras no celular. Inverta seu pensamento: ao invés de aprovar o layout do seu site em uma tela de computador convencional, preocupe-se em visualizar como está a navegabilidade e a aparência dele em uma tela portátil.
Já os aplicativos próprios da loja para smartphone podem custar mais caro, o que requer cuidado antes de investir. Para lojas menores, o investimento em um app pode significar praticidade para o cliente, mas quando seu público é menor, talvez o preço seja alto demais para se pagar. Certifique-se que, antes de iniciar o desenvolvimento de um aplicativo, ele tenha uma utilidade real para o seu cliente, e não sirva apenas para expor seu catálogo ou fazer propaganda.
Conexão Wi-Fi e comodidades tecnológicas para o cliente
Agora vamos à dica mais simples de se adotar: para engajar mais o seu cliente, ofereça comodidades a ele!
Pensando nisso, vale investir uma rede de Wi-Fi para clientes e até mesmo em lugares especiais para carregar o smartphone dentro da loja. Com essas vantagens tão simples, você pode garantir que o cliente tenha uma experiência mais agradável de compra, passe mais tempo dentro da loja e, claro, leve mais produtos para casa.
Ferramentas de tecnologia para gestão da loja de roupas
Outras ferramentas de tecnologia para engajar clientes também podem envolver o próprio estoque da sua loja de roupas. Exemplos disso são o uso de etiquetas RFID, que agilizam não só a gestão de estoque, mas também o checkout na hora das compras.
Nessa mesma linha, outra tecnologia que ajuda o lojista são os contadores de clientes instalados na entrada da loja, medindo seu total de visitas e ajudando a calcular a taxa de conversão do público entrante em vendas concretas.
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