Como recrutar um time de vendedores para sua loja de roupas
Todo varejista sabe da importância e do desafio que é contratar o melhor time de vendedores. Quem tem uma loja de roupa entende que esse profissional faz a diferença na hora de conversar com os clientes, oferecer produtos e ajudá-los a comprar. Por isso, recrutar vendedores requer muito cuidado.
Para que você aprenda a recrutar um bom time de vendedores, que não vai deixar sua loja de roupas na mão, continue lendo e descubra a melhor forma de encontrar os profissionais ideais e conseguir melhores resultados com eles.
Como recrutar seu time de vendedores: o que considerar na seleção
Para pensarmos na melhor forma de recrutar um time de vendedores, vamos começar pelo princípio: o processo seletivo. Veja dicas do que buscar, perguntar e exigir dos candidatos a vendedores da sua loja de roupas.
Identificação com a loja e os produtos
O primeiro ponto a considerar na hora de contratar um vendedor é o quanto ele se identifica com a loja e seus produtos. Quando for escolher um profissional para ajudar a vender as suas roupas, busque candidatos que tenham afinidade com o tema. Se interessar por moda e entender do assunto pode fazer a diferença na hora de se aproximar do cliente, sugerir peças e ajudá-lo a comprar.
O vendedor não precisa ter formação ou entender tudo do universo da moda, mas precisa ter afinidade com a área. A partir do seu próprio interesse, ele consegue oferecer uma melhor experiência de compra para os clientes da loja de roupas.
Perfil do profissional
Outro ponto importante que precisa ser identificado logo no processo seletivo é o perfil do profissional de vendas. Os vendedores precisam ter desenvoltura, saber se comunicar bem e serem naturalmente gentis e compreensivos.
Trabalhar em uma loja de roupas requer profissionais de perfil solícito e que tenha vontade de realmente ajudar os consumidores. Já na entrevista de emprego, procure descartar candidatos com perfil mais ríspido e fechado.
Como manter os vendedores satisfeitos e motivados
Você elaborou um bom processo seletivo e contratou os vendedores certos. E agora?
Agora é o momento de prepará-los para vender e trabalhar para manter o time de vendedores satisfeito e motivado para gerar cada vez mais negócios!
Em primeiro lugar, ofereça suporte e capacitação aos vendedores. Independentemente de eles terem ou não experiência com vendas em uma loja de roupas, cabe ao lojista oferecer treinamento e ficar à disposição para ajudar nos primeiros momentos do trabalho.
Todo início de trabalho causa uma certa insegurança e cabe ao gerente ajudar o time de vendedores a superá-la. Receba bem os novos funcionários que recrutar e ofereça apoio para eles se desenvolverem logo no início do trabalho.
A missão de conquistar clientes e fidelizá-los não é nada fácil. Quem lida diretamente com o cliente precisa ter muito jogo de cintura e estar preparado para qualquer situação. Muitas vezes, lidar com consumidores em uma loja de roupas pode ser desgastante e acabar desanimando o vendedor. Por isso, invista também em incentivos para que o rendimento deles não caia.
Nesse momento é importante oferecer benefícios reais para incentivar o time de vendedores. Estabeleça metas realistas e alcançáveis, mas que não sejam fáceis demais. A partir delas, ofereça vantagens para quem tiver uma boa performance.
Você pode oferecer programas de bônus financeiro ou folgas adquiridas ao bater a meta do vendedor. Outra sugestão é trabalhar com metas únicas para o time de vendedores, o que pode incentivar o trabalho em equipe e acabar com a competição entre os profissionais, que pode não ser saudável para o time e para a própria empresa.
Por fim, aproveite também para ouvir o que o time de vendedores têm a dizer e ofereça um ambiente saudável na loja. Esteja aberto a feedback e ouça o lado do seu funcionário. As percepções do gerente e dos vendedores pode ser diferente e é sempre bom ouvir o outro lado da história, seja quando as coisas vão bem ou quando a situação é mais crítica.
Recrutar o melhor time de vendedores pode dar trabalho, mas vai valer a pena. Bons vendedores ajudam a aumentar as vendas e mais ainda: melhoram a reputação do atendimento da sua loja de roupas.
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