Como o Telegram pode impulsionar sua loja de roupas
Você já usa o Telegram na sua loja de roupas? Caso ainda não explore esse aplicativo, pode estar perdendo boas oportunidades de vendas. Para você ter uma ideia, de acordo com uma recente pesquisa, o app é utilizado por 27% dos usuários de smartphones em nosso país.
Embora seja bem menos utilizado que o WhatsApp, que está instalado em 98% dos smartphones brasileiros, o número de usuários do Telegram é significativo – e não para de crescer!
Além disso, ele é muito utilizado por pessoas que querem separar as conversas. Alguns usuários usam o WhatsApp para conversas pessoais e o Telegram para interagir com empresas, por exemplo. Por isso, essa pode ser uma boa oportunidade para a sua loja de roupas.
5 dicas para usar o Telegram e impulsionar sua loja de roupas
Pensando em ajudá-lo a ter sucesso com o Telegram em sua loja de roupas, listamos algumas dicas que você pode colocar em prática. Veja!
1. Crie um canal
O canal é um recurso do Telegram, que serve para transmitir mensagens para uma grande audiência, uma vez que eles têm um número ilimitado de membros. De tal maneira, você pode usar essa ferramenta para enviar ofertas para todos os seus clientes ao mesmo tempo, por exemplo.
Se você deixar o seu canal público, qualquer pessoa interessada em receber as mensagens da sua loja de roupas poderá acompanhar as publicações. Também é interessante ressaltar que, sempre que um novo membro entrar no seu grupo, ele tem acesso a todas os conteúdos anteriores.
Se você entender um pouquinho de programação, também é possível configurar um bot para o seu canal – isto é, um robô que responde automaticamente às mensagens. Os bots podem ser configurados para as mais diversas tarefas, como apresentar o seu catálogo de produtos, consultar peças em estoque, encaminhar a conversa para uma vendedora e muitas outras funcionalidades. A criatividade é o limite!
2. Utilize o chat
Assim como o WhatsApp, a principal função do Telegram é ser um mensageiro eletrônico. Por isso, ele pode ser utilizado com um meio de comunicação eficiente para esclarecer dúvidas dos clientes.
Um recurso interessante do chat do Telegram (e que ainda não encontramos no WhatsApp), é a função de pagamentos diretamente pelo aplicativo. De tal maneira, é possível receber dos seus clientes ao finalizar uma negociação pelo chat, encaminhando o pedido logo em seguida, ou até mesmo na cobrança de uma dívida antiga.
3. Faça grupos com os clientes
Criar grupos com clientes no Telegram 7é uma boa ideia, tendo em vista que eles podem reunir até 200 mil pessoas. Além disso, eles contam com recursos interessantes, um pouco diferentes do que você já conhece no WhatsApp.
No grupo do Telegram, é possível deixar mensagens fixadas no topo da conversa, para que todos tenham acesso. Assim, você pode criar regras para as conversações e deixá-las expostas a todos.
Também é possível adicionar administradores no grupo, como os vendedores da sua loja de roupas, para que eles ajudem a apagar mensagens, controlar a entrada de usuários e fixar publicações importantes, como promoções enviadas.
Os grupos também trabalham com um sistema de permissões, para que você evite que os usuários enviem conteúdo indesejado, como pornografia e textos com palavras de baixo calão.
No mais, os grupos funcionam como no WhatsApp, com a possibilidade de enviar textos, áudios, vídeos e documentos.
4. Compartilhamento de vídeos do YouTube
O Telegram conta com um recurso muito interessante, que o integra com o YouTube. Basta digitar @youtube na conversa e uma palavra-chave, para encontrar vídeos relacionados a ela e fazer o envio.
Se a sua loja tem um canal no YouTube, em que posta dicas de moda ou review de produtos, por exemplo, será muito mais fácil de compartilhar esse conteúdo no grupo ou conversa particular no Telegram.
5. Crie um nome de usuário
Ao criar um nome de usuário no Telegram, você terá um link exclusivo, que levará qualquer pessoa até uma conversa com a sua loja. Mesmo quem não tem o aplicativo poderá acessar esse endereço e fazer o download, para depois iniciar o diálogo.
Se o nome do seu usuário for “Loja da Maria”, por exemplo, o seu link no Telegram será www.telegram.me/lojadamaria. Você poderá disponibilizá-lo em seu site e redes sociais para agilizar a comunicação.
Ao seguir essas dicas, você poderá ter sucesso e impulsionar a sua loja de roupas com o uso do Telegram. Considere isso para conquistar mais clientes e ampliar a sua presença digital.
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