Como integrar o online e o offline na sua loja de roupas
Na era digital, as lojas costumam ser divididas em dois campos distintos: o e-commerce, online, e as lojas físicas, offline. Mas, na realidade, não devemos pensar em um ou outro modelo. Em vez disso, todo varejista deve pensar em uma forma de integrar estas experiências, proporcionando um atendimento que exceda as expectativas do cliente.
Não há como negar que a era do online transformou a forma como fazemos compras. Por isso, veja como integrar o meio online ao offline para oferecer a melhor experiência para o consumidor!
O que você vai ler neste artigo:
- Por que integrar online e offline na sua loja de roupas?
- Omnichannel: unindo todos os canais
- Como adotar uma estratégia omnichannel
- Dicas e desafios
Por que integrar online e offline na sua loja de roupas?
Imagine um cliente entrando em uma loja física, escolhendo o item desejado e pagando por ele com o smartphone. Ou então um consumidor que compra produtos de uma loja online, paga pela internet e retira na loja. Uma estratégia que consegue ser a mistura perfeita de dois é o que pode transformar a experiência de compra.
Dessa forma, integrar online e offline é o que você precisa para ampliar as opções do consumidor e se adaptar às mudanças do comportamento de compra. É unir vantagens da tecnologia às experiências únicas do mundo real. Com a internet e a loja física trabalhando juntas, o lojista ainda tem a chance de atingir mais clientes, além dos que passam pela área da loja, enquanto traz também o consumidor que até então estava apenas na internet e pode descobrir novos produtos que gosta dentro do seu espaço físico.
Integrar online e offline em uma loja de roupas é, portanto, uma forma de encantar os clientes, oferecendo o que eles querem e, consequentemente, obtendo melhores resultados.
Omnichannel: unindo todos os canais
Omnichannel é um conceito que se popularizou no varejo ao unir os diversos canais disponíveis para marketing e vendas das lojas. Na prática, omnichannel é a mistura dos mais diferentes canais para divulgar sua loja, atender os clientes e vender para eles.
O conceito de omnichannel foca muito na experiência do consumidor, que deve ser única e completa, independentemente de quantas vezes ele troque de canal ao longo do processo de compra, do que nos canais em si. Se a sua loja possui um canal online onde é possível pesquisar produtos, tirar dúvidas, mas também uma experiência única de compra na loja física, parabéns. Você já está trabalhando em uma realidade omnichannel.
Como adotar uma estratégia omnichannel
Agora vamos à parte prática: como sua loja de roupas pode ser omnichannel, integrando perfeitamente online e offline?
Antes de mais nada, estabeleça que a prioridade é focar na experiência do cliente.
Para começar a agir nesse sentido, você deve conhecê-lo bem. Uma loja de roupas não apenas vende produtos que o consumidor precisa ter, mas também atua satisfazendo suas vontades, reconhecendo seu estilo e gostos pessoais.
Por isso, não apenas venda, mas faça com que o seu cliente se sinta realizado em uma compra na sua loja.
Dicas e desafios
Integrar online e offline no varejo pode parecer um grande desafio mas acredite: sua loja de roupas pode alcançar esse objetivo sem grandes investimentos.
Boas práticas de integração envolvem algumas funcionalidades já comuns em lojas que possuem formatos on e off, como comprar na internet e retirar na loja ou comprar em dispositivos online dentro da própria loja física.
Ainda no básico, a loja que quer fazer a boa integração deve apostar em um bom sistema de trocas, já que o online, sozinho, não garante que todas as peças adquiridas vão servir corretamente. E por isso, por que não permitir que a troca seja feita na própria loja, garantindo mais assertividade para o cliente?
Também são necessários ajustes na gestão do negócio para unir online e offline corretamente. É fundamental alinhar com a equipe que o objetivo da loja virtual e física é o mesmo, sendo que o e-commerce não pode ser tratado como um concorrente. Conscientize o time de que a marca é uma só e todos saem ganhando ao apostar no meio online.
Outro ponto fundamental é alinhar a gestão em torno do fluxo de caixa e do gerenciamento do estoque. As lojas virtual e física devem caminhar juntas mas com controles separados quando o assunto é manter o estoque em dia e organizar as finanças. Como são dois fluxos distintos, cuidado para não misturar os números dos canais!
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