Saiba como funciona a mídia paga e como ela pode aumentar suas vendas

Saiba como funciona a mídia paga e como ela pode aumentar suas vendas

17 de novembro de 2021
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As estratégias de marketing planejadas e executadas da melhor forma são muito eficientes para conquistar mais clientes e aumentar o faturamento da sua loja. Entre uma das que mais se destacam está a mídia paga. Nesse processo, ela desempenha uma importante função na assertividade das campanhas.

Aliás, cada vez mais as empresas e, principalmente as lojas online, têm investido em mídias pagas para divulgar seus produtos. Esse tipo de estratégia é muito eficiente para divulgar sua marca e colocá-la em evidência para o público que deseja atingir.

Se você quer saber como ela funciona e como utilizá-la para aumentar suas vendas, confira o conteúdo a seguir e saiba tudo!

O que é mídia paga?

A mídia paga é uma estratégia que utiliza campanhas de anúncios para aumentar o alcance do seu negócio, atingir metas e conquistar melhores resultados em um espaço menor de tempo. Trata-se de tudo o que envolve o tráfego pago que levam para seu site, redes sociais, WhatsApp ou até mesmo outro canal de contato.

Como funciona?

Qualquer pessoa ou empresa pode promover uma estratégia de mídia paga. Os canais mais utilizados para isso são o Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, Youtube Ads, entre outros.

A ação consiste em impulsionar conteúdos, ofertas e materiais como ebooks, em diversos canais de comunicação online. A mídia paga pode ser um banner, um texto, um link, uma imagem ou qualquer outro formato.

Tipos de mídia paga

A mídia paga pode ser feita de diferentes formas dentro das plataformas e estratégias de marketing digital. Confira quais são os tipos a seguir.

Motores de busca

O Google é um dos principais motores de busca utilizados em estratégias de mídia paga. No entanto, ele não é o único. Existem outras ferramentas como o Bing que oferecem os mesmos serviços.

Os motores de busca funcionam com os links patrocinados. Neste caso, as marcas pagam para que seus sites apareçam nos primeiros resultados da busca. Aliás, estas posições são as mais desejadas e as mais caras.

Isso porque, os usuários tendem a não avançar para a segunda ou demais páginas dos buscadores. Por isso, quanto mais no topo a marca e o anúncio aparecerem, mais chances de receberem cliques e de venderem.

O Google Ads, por exemplo, disponibiliza 5 tipos diferentes de anúncios:

  • Rede de pesquisa: o anúncio aparece quando um usuário faz uma pesquisa de qualquer termo relacionado às palavras-chave que você selecionou para trabalhar;
  • Rede de display: anúncios vinculados a sites de notícias e blogs em geral;
  • Google shopping: é o tipo de anúncio que possibilita ao usuário pesquisar e encontrar produtos relacionados e fazer comparativos de preços entre os fornecedores;
  • Vídeo: esse anúncio tem o objetivo de atingir o público que tem preferência por tutoriais ou explicações práticas sobre as funcionalidades, ou uso de um determinado produto;
  • Universal para apps: campanha que serve de base para criação e distribuição de diversas campanhas para formatos e redes diversificados.

Redes Sociais

As redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn também oferecem a funcionalidade de mídia paga. Uma grande vantagem desses canais é que elas oferecem recursos de segmentação de perfil, comportamentos, localização dos usuários para os quais você deseja que seus anúncios apareçam.

O principal objetivo de usar a mídia paga nas redes sociais é aumentar o alcance de um conteúdo, preferencialmente para uma base segmentada e com alto engajamento para seu produto ou serviço. Inclusive, se for possível combinar mídias em diferentes redes sociais, os resultados são ainda melhores.

Portais

Os portais são ótimos canais para investir em mídia paga. Geralmente, esse tipo de site é constituído por um nicho, que possui um público-alvo mais direcionado e pode ser de notícias, conteúdo, entretenimento, entre outros.

Os portais oferecem formatos de anúncios pré-definidos, com estruturas prontas, na qual você contrata o espaço que deseja anunciar por determinado período de tempo. Pode ser no topo, meio, lateral ou final de página, de acordo com as condições de cada site.

Vale a pena investir em mídias pagas em uma loja de roupas?

Investir em mídia paga é uma estratégia que oferece vários benefícios para a marca e principalmente para lojas de roupas. A ação faz com que seus produtos e serviços cheguem para mais pessoas que podem se interessar em comprar. Confira mais algumas das vantagens:

  • Maior visibilidade e alcance;
  • Geração de maior tráfego para site ou blog;
  • Alcance de resultados mais rápidos;
  • Possibilidade de identificar e segmentar bem o público;
  • Flexibilidade de investimento;
  • Fácil mensuração dos resultados
  • Exibe o anúncio certo para a pessoa certa;
  • Mais volume de dados para tomadas de decisão.

Como começar?

Implementar a mídia paga em suas estratégias de marketing digital necessita de um bom planejamento e um bom conhecimento. Inicialmente, é necessário ter um bom estudo sobre as características do seu marketing e do público que deseja impactar com os anúncios da sua loja de roupas.

Por isso, é recomendado que só faça você mesmo a mídia paga se houver tempo para estudar sobre como ela funciona e colocar a mão na massa. Isso também irá te ajudar a saber qual o melhor canal para investir seus recursos financeiros.

Mas, antes de começar é importante saber que será necessário um bom tempo para cuidar das campanhas e fazer os ajustes necessários. Além disso, a mídia paga exige um estudo contínuo para que a estratégia traga bons resultados.

No Google Ads, você deve escolher boas palavras-chave para atingir o público ideal para comprar seus produtos. Já no Facebook e Instagram, usar boas imagens pode ser o segredo para que suas campanhas sejam um sucesso. Além disso, você deverá criar um bom Call To Action (chamada para ação) para seus anúncios.

Algumas dicas sobre como elaborar CTA’s para sua mídia paga:

  • Fale de desejos e emoções, e não das características e atributos;
  • Vá direto ao ponto: seja promoção ou desconto, deixe isso bem visível;
  • Use e abuse do gatilho social, basicamente “o que vão pensar dele se ele comprar, ou não comprar, o seu serviço”.

Saber mais sobre copywriting também irá te ajudar a ser bem mais assertivo na hora de elaborar suas estratégias.

No entanto, se você não possui tempo suficiente para se dedicar ao estudo de todas estas estratégias, vale a pena contar com uma agência de marketing especializada para auxiliar neste processo.

Gostou das dicas sobre mídia paga? Continue acompanhando o Blog da Revanche para mais dicas de marketing!