Como conquistar clientes para loja de roupas e fidelizá-los
Conquistar clientes é o principal objetivo de qualquer loja. Atrair os consumidores, chamar sua atenção e convencê-los a comprar faz parte da batalha de todo o lojista na busca constante para ter sucesso. Mas a luta não para por aí: ainda é necessário encantá-los o suficiente para que eles se tornem fãs da loja e voltem a comprar.
E como fazer tudo isso?
Neste artigo, vamos explicar como conquistar clientes para a sua loja de roupas e te ensinar a fidelizá-los. Continue lendo para aprender a como trabalhar a fidelização para que eles voltem sempre!
Como conquistar clientes para uma loja
As estratégias para atrair o público e conquistar clientes para uma loja de roupas podem ser várias, indo desde as mais diretas, como as presenciais, na própria loja, ou as indiretas, pela internet e outras mídias. Veja as principais:
Eventos de divulgação
Eventos sempre chamam atenção. Seja na abertura da loja, no lançamento das coleções ou para comemorar alguma data específica, faça uso dos eventos para convidar a entrar quem passa pela porta da loja ou através de um convite personalizado. Mesmo com pouco investimento, focando apenas no som, na iluminação e em uma decoração chamativa, já é possível chamar mais público para comprar.
Promoções especiais
Todo consumidor adora de promoções e descontos, então, use isso a seu favor para conquistar clientes. Divulgue promoções especiais para conquistar de vez os clientes e despertar o seu interesse de compra. Liquidações e queimas de estoque sempre funcionam bem, tanto para escoar produtos parados quanto para conquistar mais vendas. Divulgue bem as promoções onde seu público estiver, seja nas redes sociais ou mesmo presencialmente, através banners ou panfletos de divulgação.
Marketing nas redes sociais
As redes sociais desempenham um papel importante na hora de conquistar clientes. De forma gratuita ou pagando em anúncios direcionados, você pode divulgar seus produtos, mostrar novidades e promoções e ainda criar um relacionamento duradouro com seu público.
Aproveite do poder de ferramentas como o Instagram para conquistar clientes, com conteúdo interessante e de qualidade. E não esqueça do alcance gigantesco do Facebook para se aproximar do seu público, vender produtos e chamar atenção com o que você tem de melhor! Veja aqui algumas dicas para uma estratégia de marketing incrível utilizando o Facebook.
Aposte no marketing visual
O visual conta muito em uma loja de roupas. A forma como os produtos estão dispostos e exibidos, assim como as vitrines da loja, têm uma participação importante na conquista dos consumidores.
Por isso, aprenda a montar uma vitrine incrível e estude as melhores formas de usar o seu espaço a seu favor. Expor os produtos com uma iluminação adequada, nos melhores pontos da loja e valorizando combinações que vão atrair a atenção do cliente são as tarefas necessárias a cumprir.
Fidelização de clientes: como fazer na sua loja de roupas
Fidelizar clientes significa conquistá-los de verdade, a ponto de transformá-los em verdadeiros fãs da sua loja. Clientes fiéis voltam a comprar, garantem a receita recorrente do seu negócio e ainda divulgam a sua loja para outras pessoas.
Por isso, a fidelização dos consumidores é um esforço duplamente importante. Seus clientes atuais farão o trabalho de trazer novos consumidores por você de forma espontânea!
Para fazer com que seus clientes continuem voltando à sua loja de roupas, confira mais algumas dicas fáceis e práticas para aplicar agora mesmo:
- Ofereça o melhor atendimento: todo cliente quer ser bem atendido. Vendedores que oferecem os produtos certos, tratam o público com simpatia e sabem abordar corretamente os consumidores vão fazer a diferença na hora de conquistar a fidelidade. Trabalhe para ser uma verdadeira referência em atendimento ao consumidor, oferecendo a ele o que ele realmente quer e, talvez, nem saiba que precisa.
- Converse com seus clientes: o consumidor, cada vez mais, quer ser ouvido pelos lojistas. Ouvir o feedback do cliente é importante para saber o que está dando certo na loja e o que não agrada, ajudando a melhorar os seus serviços. Converse diretamente com o seu cliente, fazendo pesquisas de satisfação para saber exatamente o que ele pensa a seu respeito e o que você pode fazer para melhorá-lo.
- Surpreenda sempre: quem comanda uma loja de roupas precisa ser criativo para surpreender. Criar um relacionamento com seu cliente é essencial para fidelizá-lo, mas para firmar uma parceria de verdade, ofereça vantagens exclusivas para quem já comprou na sua loja. Vale utilizar cupons de desconto, um conteúdo especial por e-mail ou WhatsApp (como lançamentos e dicas de combinação de produtos) e até uma promoção para atrai-lo novamente à loja.
Apostar na fidelização de clientes é uma forma de garantir receita contínua e economizar nos custos de aquisição de consumidores. Para continuar poupando tempo e dinheiro na sua loja de roupas, aproveite e leia também o nosso artigo que vai ensinar a reduzir custos e otimizar tempo no seu negócio!