Como combinar produtos e vender mais neste dia dos namorados
O dia dos namorados 2019 está chegando e, como não podia deixar de ser, a data promete mais movimento e vendas no varejo. Quem tem uma loja de roupas pode – e deve – se aproveitar de datas especiais não apenas para fechar mais vendas, mas também para combinar produtos e faturar mais a cada negócio fechado.
O que você vai ler neste artigo:
- Ações de cross-selling para o dia dos namorados
- Campanhas com o time de vendedores
- Como combinar produtos nas estratégias de visual merchandising
- Promoções e descontos especiais
Para se ter uma ideia, o dia dos namorados já é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. O movimento é tão grande que chega a resultar em até R$ 1,5 bilhão de faturamento em todo o país.
Para não perder a chance de bombar no dia dos namorados, vamos agora às principais dicas para combinar produtos e vender ainda mais a cada negócio!
Ações de cross-selling para o dia dos namorados
O cross-selling é uma estratégia de vendas que todo lojista deve conhecer para aprender a faturar mais, especialmente em datas especiais. Na prática, o cross-selling é o ato de convencer o cliente a levar produtos que complementam a sua compra inicial.
Imagine no dia dos namorados, um cliente que compra uma calça jeans para a namorada. O que poderia complementar essa compra? No caso de artigos de moda, o vendedor tem uma oportunidade ótima para itens complementares. Na compra de uma calça, portanto, aproveite para oferecer também uma blusa que combine com o modelo e acessórios que ficariam bem com a peça que o cliente já decidiu levar.
Campanhas com o time de vendedores
Pensando no que o cross-selling propõe, desenvolva campanhas com o seu time de vendedores para motivá-los a vender mais produtos a cada venda.
Treine e incentive os vendedores a conhecer bem o catálogo de produtos para entender exatamente qual item casa com qual. Dessa forma, o time estará pronto para encontrar a oportunidade de realizar o cross-selling corretamente, ao mesmo tempo que não “empurra” qualquer produto para o cliente, mas sim aquele que realmente complementa a sua ideia de compra inicial.
Para que o incentivo funcione melhor para os vendedores, vale apostar em campanhas e ações que os motivem mais, com recompensas ao final do período da data comemorativa. Nas semanas anteriores ao dia dos namorados, estabeleça metas ou um sistema de pontuação que, passada a data, premie os vendedores que mais pontuaram. Quem conseguir fazer vendas de maior volume e executar o cross-selling corretamente, pode ganhar mais, levando um bônus em dinheiro, um jantar ou um brinde especial.
Como combinar produtos nas estratégias de visual merchandising
Nós sempre falamos aqui no blog sobre como as vitrines são extremamente importantes para as vendas. O visual conta muito para as estratégias de uma loja e no dia dos namorados você também deve se aproveitar disso.
Pensando em estratégias para combinar produtos e vender mais, o visual merchandising entra em cena para chamar a devida atenção para os produtos que mais “caem bem” juntos. Na hora de montar vitrines e outros pontos de exposição de produtos, tenha em mente o que combina para ser comprado junto. Os namorados, principalmente os mais indecisos, vão gostar de ter uma ideia das peças que ficam bem juntas para formar um presente especial.
Além de vitrines, uma aposta simples mas eficaz é montar kits com peças que vão bem juntas. Uma calça jeans, por exemplo, pode vir em uma embalagem especial junto com um cinto que combine com a peça. Dessa forma, além de executar o cross-selling e facilitar a compra de dois produtos que combinam, o cliente ainda vê valor em levar de brinde uma embalagem especial.
Promoções e descontos especiais
Outra forma eficaz de combinar produtos no dia dos namorados é oferecer promoções e descontos especiais na data, que consigam unir mais de uma peça para conquistar o cliente.
Promoções enchem os olhos a qualquer momento, mas para combinar produtos elas podem ser ainda melhores para o lojista. A forma mais fácil de executar essa estratégia é oferecer descontos progressivos, em que o cliente paga mais barato a cada peça que adiciona ao seu carrinho.
O cliente levou uma calça jeans? Então ofereça um sapato com 20% de desconto. Se o consumidor gostar, por que não oferecer 30% em um terceiro produto? Daí por diante, o lojista garante a venda dos produtos que, por ventura, teriam mais dificuldade de sair do estoque ou estariam parados na loja.
Gostou das formas de combinar produtos e quer bombar sua loja no dia dos namorados? Então visite o catálogo da Revanche e conheça os produtos de moda que vão bombar nas vendas do dia 12 de junho.