Como aumentar o ticket médio na sua loja de roupas
Uma loja de roupas de sucesso não é só aquela que tem mais clientes ou que vende mais peças no fim do mês. Além de ficar de olho nestes indicadores básicos, outra forma eficiente de sair na frente dos seus concorrentes é conseguir aumentar o ticket médio da sua loja.
O ticket médio das vendas de um negócio é um índice importante, e cabe a todo varejista se preocupar em aumentá-lo, a fim de faturar cada vez mais.
E como fazer isso? É o que vamos falar agora!
O que é o ticket médio e por que se preocupar com ele
O ticket médio é um indicador de vendas usado para avaliar sua performance e tomar melhores decisões nas empresas. De forma muito simples, o cálculo do ticket médio é feito dividindo o total faturado dentro de um determinado período pelo número de vendas efetuadas.
Em um exemplo simples: uma loja de roupas fecha um mês com um total de 250 vendas. Todas elas, somadas, renderam um faturamento de R$ 22.500,00 para o lojista. Dessa forma, 22.500 dividido pelas 250 vendas resulta em um ticket médio de R$ 90,00.
Esses 90 reais representam o quanto, em média, cada cliente gasta em uma compra na sua loja. É importante acompanhar esse indicador e, principalmente, pensar em ações para aumentá-lo, com objetivo de faturar mais.
Acompanhar o ticket médio ajuda a quantificar o rendimento dos esforços da sua loja na hora de vender para o cliente. É a partir dele que o lojista consegue entender se o faturamento está alinhado com as metas e se a performance dos vendedores está fazendo jus ao esforço em fechar um negócio.
Dicas para aumentar o ticket médio na sua loja de roupas
Aumentar o ticket médio significa faturar mais sem aumentar o número de vendas. Para ajudar nessa tarefa, confira algumas dicas práticas para conseguir um ticket médio maior:
Cross-selling: vendendo produtos combinados
O cross-selling é a prática de convencer o consumidor a levar produtos similares e complementares em uma única compra.
Pensando em aumentar o ticket médio, diversas ações podem ser desenvolvidas para oferecer uma vantagem ao cliente que considera levar mais de uma peça. Descontos progressivos e promoções do tipo “compre 3, pague 2” são só alguns exemplos.
Pense, então, em que tipos de produtos podem ser complementados por outros e ofertados dessa forma. Aproveite datas comemorativas e faça kits, por exemplo, em embalagens especiais que valorizem a compra combinada. Treine também o time de vendedores para conhecer a fundo as combinações possíveis e saber oferecer as melhores para promover o cross-selling, podendo inclusive, premiá-los em dinheiro uma campanha de incentivo interna.
Upselling: foco nos produtos mais valiosos
Se o cross-selling tem como propósito a combinação de produtos para vender mais e aumentar o ticket médio, o upselling age em outra frente.
O upselling tem foco no valor, ou seja, visa oferecer produtos de maior preço para o consumidor. Isso não quer dizer, é claro, que o vendedor deve empurrar produtos caros a qualquer preço para o cliente.
A proposta do upselling é mostrar valor real para o consumidor, destacando como ele pode se beneficiar ao investir uma quantia mais alta. Quando o cliente se interessa por uma calça jeans mais barata para o dia a dia, por exemplo, o vendedor pode aproveitar a oportunidade para oferecer um produto mais caro ressaltando a qualidade do mesmo. Nesse exemplo, aproveite para mostrar um produto de melhor tecido, acabamento, marca ou durabilidade para quem quer comprar uma boa calça.
Assim como no cross-selling, portanto, o upselling requer prática por parte dos vendedores, que devem estar treinados para convencer o cliente a gastar mais ao mesmo tempo que leva para casa benefícios equivalentes ao investimento. Novamente, campanhas de incentivo são ótimas para fazer o upselling acontecer.
Outras dicas de marketing e vendas para adotar
Como enfatizamos acima, o cross-selling e upselling podem ser colocados em prática junto a outras campanhas e marketing e vendas. Mas como fazer isso?
Focando especificamente no time de vendedores, trabalhe com a equipe para criar métodos internos de incentivos para aumentar o ticket médio. Um bom método é oferecer recompensas para quem conseguir colocar em prática o cross-selling ou upselling, oferecendo um valor fixo a mais para quem vende produtos acima do ticket médio atual da loja ou um percentual de bônus sobre a venda.
Além disso, use a comunicação da loja para divulgar as promoções e novidades, dando foco para o produto de maior saída, os produtos pensados no cross-selling e, claro, os de maior valor para aumentar o ticket médio. Cartazes, wobblers, stoppers e outros materiais de comunicação no seu ponto de venda ajudam a promover vendas neste sentido.
Curtiu as dicas sobre como aumentar o ticket médio e quer continuar por dentro de outros conteúdos? Então siga a nossa página no Facebook e não perca as novidades!