Tudo pronto para a Black Friday em sua loja de roupas

Tudo pronto para a Black Friday em sua loja de roupas?

13 de outubro de 2021
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A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo consumidor. É nessa época que os produtos são vendidos a preços promocionais e os descontos acabam valendo muito a pena para quem consegue esperar até a última sexta-feira do ano. Como está a sua organização para a a Black Friday em sua loja de roupas?

De acordo com o levantamento da  Neotrust/Compre&Confie, somente em 2020, as vendas na data chegaram a R$ 5,1 bilhões, 31% a mais do que no ano anterior.

De acordo com o estudo, foram realizadas 7,6 milhões de compras online na data, número 24,7% maior do que o registrado na Black Friday em 2019, ignorando totalmente a crise causada pela pandemia.

As informações são referentes a todas as vendas de bens de consumo feitas no Brasil nos dias 26 e 27 de novembro. Este foi o maior volume de vendas registrado no país em todos os tempos, sendo um marco para a história do e-commerce. Por isso, é uma oportunidade de as empresas venderem e lucrarem muito.

O que esperar da Black Friday em 2021?

Um estudo exclusivo da Méliuz sobre as intenções de compra para a Black Friday de 2021, aponta que 71% das pessoas entrevistadas pretendem ir às compras durante a data. A pesquisa ouviu quase 800 pessoas em todo o Brasil com o objetivo de entender se o consumidor pretende comprar durante a campanha.

Apenas 2,9% dos entrevistados alegam que não pretendem ir às compras devido, majoritariamente (32%), pela condição financeira. Esse ano, a expectativa é bastante otimista e as vendas devem bater o recorde do ano passado.

No vestuário houve queda de 62% nas vendas em 2020. No entanto, em 2021, a Black Friday deve aquecer as vendas, já que 32% dos consumidores pretendem aumentar as compras, de acordo com levantamento da Globo.

Como se preparar para a Black Friday?

Com esse cenário, é impossível não pensar em aproveitar a maior campanha de vendas do Brasil para faturar mais. A Black Friday é a oportunidade que muitas marcas encontram para aumentar as vendas e inclusive, vender aqueles produtos que não saíram durante o ano e estão encalhados no estoque.

Quer saber como aproveitar a Black Friday na sua loja de roupas da melhor maneira? Confira as dicas e faça seu planejamento.

Comece com um planejamento

Planejar é a base de qualquer estratégia. Aliás, é o passo mais importante para ter sucesso em qualquer campanha. Por isso, coloque todas as ações no papel e defina como você fará para executá-las.

É fundamental ter tudo muito bem detalhado para facilitar sua vida e fazer uma conferência do que pode estar faltando para executar as ações da Black Friday na sua loja de roupas com eficiência.

Defina seus objetivos

Dentro do planejamento, é importante que você detalhe quais são os objetivos ao participar da campanha da última sexta-feira de novembro. Talvez isso possa ser irrelevante, mas você pode alcançar várias metas.

Além de vender mais, pode aproveitar para desencalhar produtos que não estão tendo saída, trazer novos clientes para a sua base, se engajar mais em suas redes sociais, aumentar o tráfego no site, entre muitos outros.

Prepare seu estoque

Seu estoque está preparado? Lembre-se que durante a Black Friday o volume de vendas é alto, então, se adiante e tenha um volume maior de produtos para oferecer na sua loja de roupas.

Além disso, faça um levantamento do fluxo de saída de peças e veja o que pode estar encalhado. Esse é o momento para você oferecer um super desconto nesse tipo de item, ajudando a girar as mercadorias paradas.

O levantamento também vai te ajudar a entender quais produtos estão sendo mais procurados. Dessa forma, é possível aumentar a quantidade desses itens, evitando que você perca vendas por falta do produto no estoque.

Lembre-se, é imprescindível ter certeza de que a estrutura da qual você dispõe (loja online, equipe, estoque, operação e logística) esteja perfeitamente em ordem e seja o suficiente para atender à demanda.

Negocie com o seu fornecedor

Não esqueça de conversar com o seu fornecedor com antecedência e negociar os produtos para o seu estoque. Existem diversas formas de garantir uma boa demanda de produtos, evitando que seu estoque fique defasado para a Black Friday.

Aproveite para negociar também as melhores formas de pagamento e descontos, para que você consiga aproveitar ao máximo a maior campanha de descontos do comércio.

Planeje as promoções e descontos

Ainda no seu planejamento, é fundamental que você pense bem nas promoções e descontos que vai oferecer para os seus clientes. Pense em descontos reais e seja transparente com seu público. Afinal, essa época do ano também é conhecida como “Black Fraude”, por causa dos falsos descontos e ofertas oferecidos por marcas que agem de má fé.

Além disso, é necessário planejar quais produtos terão desconto e de quanto isso será. Esse passo é importante para entender qual a margem pode ser oferecida sem que afete a sua lucratividade.

Considere os produtos com maior procura para criar ofertas específicas. Lembre-se de criar ofertas exclusivas para seus clientes fiéis, que merecem uma atenção especial nessa data.

Prepare-se para imprevistos

Quando falamos que é necessário ter planejamento, o esperado é que não haja imprevistos, não é mesmo? No entanto, mesmo assim eles podem acontecer. Por isso, é necessário estar atento para qualquer situação desafiadora que possa aparecer.

Mantenha sua equipe de vendedores preparados e sempre a postos para solucionar qualquer ocorrência inesperada. Treine-os para terem calma e saberem lidar e se comunicarem com os clientes nesses momentos.

Diversifique os meios de pagamento

Com a crise, a situação financeira dos consumidores é bem diferente de anos anteriores. Por isso, é importante que você ofereça diferentes formas de pagamento para aumentar as possibilidades do consumidor comprar de você. Cartão de crédito, boleto e pagamento à vista são os mais tradicionais.

Não esqueça também de oferecer aplicativos que oferecem cashback, como as carteiras digitais, e até mesmo pagamento via PIX. Evidentemente, sua logística precisa estar preparada para lidar com cada meio de pagamento oferecido, sem fraudes e sem erros.

Agora que você já leu nossas dicas, que tal começar a planejar sua campanha para Black Friday e vender muito mais na sua loja de roupas? Se quiser conferir mais dicas como estas, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro!