Preparando sua loja de roupa para a Black Friday 2020
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos lojistas, que podem queimar o estoque parado e iniciar as vendas de final de ano, sendo uma excelente oportunidade para faturar mais.
O evento surgiu nos Estados Unidos, sendo celebrado sempre depois do feriado de Ação de Graças. Atualmente, vários países já aderiram à prática e também fazem promoções na Black Friday, o que inclui o Brasil.
Este ano, a Black Friday acontecerá no dia 27 de novembro e você não pode perder essa oportunidade de faturar mais!
5 dicas práticas para a Black Friday 2020
Em 2020, a Black Friday tem ainda mais relevância! Depois de um período conturbado, por conta da pandemia do novo coronavírus, a data pode servir para que a sua loja de roupa aumente o faturamento.
Trouxemos algumas dicas para que você possa aproveitar o evento ao máximo, sem deixar de lado a segurança dos seus clientes e colaboradores. Veja!
1. Garanta as medidas sanitárias em sua loja de roupa
Em praticamente todas as regiões brasileiras, as lojas de roupas e outros estabelecimentos comerciais já podem abrir normalmente, desde que sejam tomadas algumas medidas sanitárias.
Você já deve saber que é preciso disponibilizar álcool em gel para os clientes, bem como manter o distanciamento social entre as pessoas. Porém, na Black Friday, intensifique essas ações, para garantir que nada saia do controle. Adicione expositores com líquido para limpeza das mãos em pontos chaves da sua loja como na entrada, provadores e no caixa. O ideal é ter pelo menos 1 recipiente a cada 25 metros quadrados.
2. Distribua senhas para evitar aglomerações
Como haverá um aumento de clientes em sua loja, é uma boa prática distribuir senhas para o atendimento na porta. Assim, se evitam as aglomerações dentro do estabelecimento.
É recomendado limitar um número de clientes por vez dentro da loja. Quando uma pessoa sair, é chamado o número seguinte, para que entre e faça as suas compras. Novamente vale a regra dos 25 metros quadrados: recomendamos no máximo 5 pessoas (incluindo seus vendedores) a cada bloco de área especificado.
3. Estenda a Black Friday para diluir o fluxo de clientes
Também visando evitar as aglomerações e para aumentar o período de promoções, você pode estender a Black Friday. Uma boa alternativa é criar uma Black Week, com descontos para os clientes durante toda a semana que antecede a sexta-feira. Diferente da prática que já era comum em outros anos, você deve especificar na sua comunicação que, desta vez, os descontos só estão sendo estendidos para evitar o alvoroço.
Caso tenha bastante disponibilidade de produtos, você pode estender até mesmo para uma Black November, com descontos durante todo o mês. Essa tática é útil para atrair clientes que já desejam antecipar as compras de Natal, aproveitando os descontos. Ou aproveite a estratégia para estocar-se um pouco mais do que o normal.
4. Faça o atendimento online
Mesclar o atendimento físico com o online é uma boa alternativa nesse momento em que ainda estamos vivendo uma pandemia, embora a situação já se encontre mais branda. Muitas pessoas ainda têm medo de sair de casa e você deve pensar nelas ao planejar a Black Friday.
Faça publicações no Instagram, crie grupos no Telegram, venda pelo WhatsApp e entregue por delivery. Vale qualquer estratégia para não deixar nenhum cliente de fora e aumentar os seus lucros de forma considerável!
5. Prepare sua loja
Mesmo com a pandemia ainda em andamento, boa parte do comércio físico já está atendendo normalmente. O fluxo de clientes nas ruas aumenta a cada dia e, por isso, vale investir na decoração da sua loja como um diferencial para a Black Friday 2020.
Decore sua fachada para atrair a atenção dos clientes, preparando materiais de comunicação expressivos para ajudar a divulgar nas promoções. Você pode fazer uso de adesivos na sua vitrine, cartazes e também bexigas coloridas para atrair os olhares de quem passa.
6. Prepare o seu estoque
Para ter bons produtos para vender na sua loja de roupa, ter um bom estoque é fundamental! Afinal, se chegarem no estabelecimento e não encontrarem opções interessantes para comprar, os clientes podem se sentir frustrados.
No final das contas, o que será decisivo no sucesso da sua Black Friday 2020 é o mesmo que faz a diferença em todos os outros anos: o mix de produtos definido para receber as promoções. Selecione seus produtos encalhados para liquidar e, caso não tenha peças suficientes, capriche em outros tipos de promoções como descontos progressivos ou na facilitação das formas de pagamento, estentendo os prazos ou cobrando isenção de juros.
Além disso, além de queimar as coleções antigas e que estão paradas no estoque, você também precisa ter disponível os novos lançamentos, para quem deseja entrar na moda da estação atual e das próximas. Vale a pena realizar uma compra extra para servir de reforço.
Uma boa alternativa para estocar bons produtos e vender mais na Black Friday da sua loja de roupa é aproveitar as promoções da Revanche no Atacado Online. Temos peças masculinas e femininas para todos os gostos e tipos de corpo.
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