Aumente as vendas da loja de roupas nas datas comemorativas
As datas comemorativas são as melhores épocas para o varejista. Em comemorações e períodos especiais do ano, os donos de uma loja de roupas podem desenvolver estratégias e ações particulares para aproveitar a situação e vender muito mais!
Para se ter uma ideia, vamos usar como exemplo uma das maiores datas comemorativas para o varejo: o Natal. No ano passado, apenas na semana anterior ao feriado, entre os dias 14 e 21 de dezembro, as vendas no varejo brasileiro subiram R$1,9 bilhão. Em datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, os números também registram picos. Mas como se aproveitar disso?
Confira dicas para usar as datas comemorativas para vender mais na sua loja de roupas!
Em quais datas comemorativas investir?
A primeira pergunta quando falamos de vender nas datas comemorativas é em quais delas investir estratégias especiais?
A resposta dessa pergunta vai variar com o tipo da sua loja de roupas e com os objetivos do seu negócio. Algumas datas são mais universais, como o Natal e o Dia dos Namorados, que movimentam as vendas em todo tipo de loja. Já o Dia dos Pais, das Mães ou das Crianças, por exemplo, vai ter mais ou menos impacto para quem vende roupas para públicos específicos.
Além dessas datas mais padronizadas, o varejista da loja de roupas precisa se ligar na mudança das estações.
No fim do ano, a Black Friday costuma impulsionar o varejo com promoções e grandes descontos em todos os segmentos. As transições entre Primavera/Verão e Outono/Inverno podem ser aproveitadas para realizar ações como saldões e grandes promoções. Encontre as datas que mais combinam com o seu negócio e prepare as melhores ações para atrair os consumidores!
Como trabalhar datas comemorativas na sua loja de roupas
Depois de escolher as melhores datas para fazer ações especiais na sua loja, vamos ver o que dá para colocar em prática. Veja as melhores dicas para aumentar as vendas em datas comemorativas:
Planejamento e organização interna da loja
Organização e planejamento são dois fatores decisivos no sucesso de qualquer estratégia. Nas lojas de roupas, planejar com cuidado as ações de marketing e vendas será necessário para preparar de verdade a loja para o sucesso. Por isso, quando for realizar ações em datas comemorativas, pense bem no objetivo que quer alcançar com elas para entender o que deverá ser feito.
A organização do espaço físico da loja de roupas também vai contar muito. Para receber um grande número de clientes, otimize o espaço e a distribuição dos itens dentro da sua loja. Disponha os produtos de forma que estejam sempre visíveis e também em uma composição harmoniosa.
Enquanto isso, cuide também da gestão do estoque, a fim de manter o controle sobre o que entra e sai da loja. Além disso, o estoque bem cuidado é o que vai garantir que não falte nada para os clientes que visitarem sua loja em períodos de maior lotação, como em datas comemorativas.
Montagem das melhores vitrines
Fala-se muito no varejo sobre as vitrines serem os cartões de visita das lojas de roupas. Uma boa vitrine serve para chamar atenção e estabelecer o primeiro contato com o cliente. É a partir dela que ele conhece e se interessa pelos produtos, por isso ela precisa ser bastante atraente para convencê-lo a entrar na loja.
Uma boa vitrine precisa mostrar o que há de melhor, mais novo e atraente na loja. Na fachada, ela precisa representar bem o mix de produtos, ao mesmo tempo que deve ser bem iluminada, trazer as cores certas e a melhor composição.
Motivação da equipe de vendas
O período das datas comemorativas tende a ser de muito movimento, o que vai exigir do time de vendas uma dedicação além do normal. Por isso, é importante trabalhar na motivação das vendedoras da sua loja de roupas durante essas datas.
Invista em ações de incentivo e estabeleça boas metas para as vendedoras das lojas de roupa. As datas comemorativas trarão um bom volume de clientes e as vendedoras também precisam estar bem treinadas, com metas alcançáveis e dispostas a trabalhar bastante em trocar de algum tipo de bonificação e reconhecimento.
Ações de marketing para datas comemorativas
Datas comemorativas são naturalmente bons períodos para o varejo, mas isso não quer dizer que não exigem esforços de marketing.
Antes de chegar nas datas de fato, comece a divulgar o que a sua loja de roupas vai oferecer como opções de produtos, promoções e ações especiais. Para isso, você pode apostar no poder das redes sociais para fazer marketing ou pensar em ações fora da internet, como panfletagem na região da sua loja e eventos que chamem atenção do consumidor que passa pela sua porta.
E já que estamos falando em dicas de marketing, aproveite para conhecer também as dicas mais fáceis e baratas para atrair clientes. Conheça as melhores táticas de marketing para o varejo e use-as nas datas comemorativas e no ano todo!