Atraia clientes para sua loja de roupas usando o Instagram
Cada vez mais as empresas estão recorrendo às redes sociais para atrair clientes. Atualmente, a rede que vem chamando mais atenção, especialmente para quem tem uma loja de roupas, é o Instagram.
Com mais de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o Instagram oferece uma ótima oportunidade para ser visto pelos seus consumidores. Baseada em fotos e vídeos curtos, a rede social já é a queridinha de muitas marcas que querem atrair mais consumidores na internet. Como as empresas de sucesso tem feito isso? É o que vamos te contar agora.
Por que considerar o Instagram para sua loja de roupas
O Instagram é uma verdadeira força das redes sociais. Nele estão presentes milhões de pessoas físicas e de empresas que se relacionam diretamente e até em tempo real.
Não só para garantir a presença e aproximar sua empresa do seu consumidor, o Instagram também tem um forte foco em negócios. Os perfis comerciais têm seu lugar garantido na rede, com métricas e insights próprios que podem ser acompanhados para medir o sucesso do seu perfil.
Basicamente todos os públicos estão no Instagram. Para as lojas de roupas, em especial, a rede abriga não só os futuros clientes mas também facilita muito os negócios por ter um forte apelo visual. Se o seu negócio é uma loja de roupas, não deixe de considerar o Instagram como mais uma oportunidade de vitrine.
O que e quando postar no Instagram da sua loja
O Instagram de uma loja precisa combinar beleza e informação. Os conteúdos que serão postados, tanto no seu perfil quanto nos famosos stories precisam ser atrativos visualmente mas também passar informação e valor para os consumidores.
As fotos do perfil precisam ser bonitas e atrativas. As imagens devem ser de alta qualidade para mostrar os atributos estéticos dos produtos e da marca. Fotos de baixa resolução ou em ângulos ruins, por exemplo, podem comprometer a reputação e credibilidade da loja de roupas, além de não mostrar os produtos em seu maior potencial.
O mesmo serve para vídeos curtos que podem ser postados no perfil. Use a criatividade e o bom gosto para divulgar seu negócio com vídeos interativos e bonitos, que passem informação do que sua loja vende e tem de bom para oferecer.
Outro ponto importante é definir uma frequência de postagem. As empresas que entram para as redes sociais precisam estar sempre alimentando seus perfis para que a estratégia de marketing seja realmente eficaz. Os usuários do Instagram sempre seguem muitos perfis, então é preciso se manter presente se quiser mesmo ser visto.
Poste pelo menos uma ou duas vezes por semana para que o perfil sempre tenha novidades. É importante ter frequência mas também é preciso cuidado para não postar de mais. Não vale encher o feed dos seguidores de conteúdo e correr o risco de cansá-lo.
Como usar o Instagram stories
As fotos dos produtos devem ser postadas no perfil, enquanto as stories podem mostrar muito mais que isso. Veicule histórias rápidas para mostrar o dia a dia, bastidores da loja e claro, quaisquer novidades e promoções.
Aproveite a brevidade dos stories para promover conteúdos exclusivos lá, como promoções relâmpago que não vão ficar no ar por muito tempo. Use os stories para contar verdadeiras histórias, mostrando de perto o que acontece na loja, pessoas por trás da empresa e o que rola no dia a dia. Aproveite as histórias também para estimular a conversa, chamando o cliente a responder o story, oferecendo mais informações e instigando o interesse do consumidor.
Como se relacionar com os clientes
Assim como no atendimento dentro da loja, o relacionamento com os clientes via Instagram precisa ser exemplar.
As redes sociais são uma oportunidade para aproximar marcas de seus consumidores, criando laços entre eles e transformando os clientes em verdadeiros fãs do seu negócio. No Instagram, procure sempre estimular a interação dos consumidores como perfil da loja. Peça para que eles deixem comentários, que marquem amigos nas publicações e acompanhem suas histórias.
Para manter um bom relacionamento no Instagram, seja solícito e responda o mais rápido o possível às dúvidas e quaisquer perguntas dos clientes. Leve a sério as reclamações e seja honesto e transparente no diálogo com o seu público.
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