As tendências do varejo focadas no mercado Brasileiro
A forma como o consumidor age vem mudando rápida e drasticamente. As vendas através da internet que eram incomuns a menos de uma década atrás se tornaram cada vez mais frequentes, o cliente tem se tornado mais exigente e, além disso, o avanço tecnológico e as tendências que surgem vêm obrigando empresas e lojistas a inovarem seu modelo de negócios.
Ainda que se adaptar às mudanças seja fundamental, o caminho a seguir é incerto, uma vez que não existe uma receita de bolo para o sucesso em meio a tanta mudança. Mas, conhecendo as tendências, o mercado e a sua clientela, encontrar a maneira correta de inovar se torna uma tarefa menos árdua.
Portanto, se você deseja inovar em 2019 e aumentar a clientela da sua loja, continue a sua leitura e confira agora quais são as tendências do varejo focadas no mercado brasileiro e quais são as tendências que melhor se encaixarão com o seu público!
Upcycle: sustentabilidade é a palavra-chave
Há algum tempo, quando a crise econômica se abateu sobre o mercado brasileiro, o consumidor perdeu poder de compra e começou a recorrer a opções que saíssem “mais em conta”. Foi quando o consumidor reparou no potencial dos produtos sustentáveis, que além de ecologicamente corretos também tendem a ter um custo menor.
Em diversos segmentos essa tendência tem se fortalecido. Podemos tomar como um exemplo a Coca-Cola, que pôde reduzir o preço de venda do seu principal produto ao utilizar garrafas pets retornáveis, se mantendo assim forte no mercado mesmo durante a crise.
E como o mercado se abriu para os produtos de origem sustentável e o consumidor os abraçou, acredita-se que essa tendência veio para ficar. As pautas da sustentabilidade e do consumo consciente vêm ganhando cada vez mais importância no mundo todo.
Por isso, você lojista, não estará errando ao ter sempre em suas prateleiras produtos que sigam essa linha sustentável. Hoje em dia é possível encontrar diversas peças de roupas confeccionadas em fios e tecidos ecológicos – como o Jeans Upcycle, por exemplo.
Nichos de mercado: segmentos específicos são o futuro
Você sabia que atualmente mais da metade da população brasileira está acima do peso e que 18% podem ser considerados obesos? Isso representa nada menos do que um número aproximado de 34 milhões de pessoas!
Mas o que o varejo faz com uma informação desse tipo? Muito pouco ou praticamente nada – e esse foi apenas um exemplo. É devido à falta de atenção com os nichos do mercado, com os públicos bem específicos, que há muitas pessoas que acabam recorrendo a sites de compras internacionais.
O mercado de nicho é o futuro. Uma tendência é que o varejo comece a se especializar para atender a esses segmentos mais específicos, pois o consumidor vem se tornando cada vez mais exigente e não quer nada que tenha de ser adaptado a ele e sim que seja específico para ele.
Consumidores na terceira idade: o número cresce cada vez mais
Outro fator que poucos vêm percebendo é o crescimento do volume de consumidores acima dos 60 anos. No ano de 1997, a faixa etária contava 13 milhões de pessoas, no ano passado o número de brasileiros com mais de 60 anos dobrou e calcula-se que até 2022 esse número suba para 32 milhões.
Atualmente esse público representa 14% da população, além disso, detém cerca de 20% da renda e estima-se que será a faixa etária que mais crescerá nas próximas duas décadas.
Diante dessas informações você, lojista, deve analisar: como tem tratado esse público que conta não apenas com dinheiro, mais com tempo para gastá-lo? Que tal começar a conhecer melhor esse público e olhá-lo com outros olhos? O comércio e a indústria sempre estiveram mais atentos ao público jovem, deixando os sexagenários de lado, é hora de investir nesse público!
Jornada não linear: saindo da tradicionalidade do varejo
Você lojista certamente conhece muito bem a jornada linear que tradicionalmente acontece no varejo. Primeiramente, o consumidor conhece a marca, depois o produto, depois decide se irá comprar e finalmente realiza a compra.
No entanto, como todo consumidor tem diversas informações sobre marcas, produtos e tudo o mais na palma da mão, a jornada linear vem fazendo cada vez menos sentido. Hoje, um cliente seu pode tranquilamente conhecer o produto que deseja pela internet, ir até a sua loja para comprar e só então ter contato com a marca, nesse caso, com a sua loja.
É essencial que o varejo comece a buscar formar de lidar com esse novo estilo de jornada de compra. Estar presente na internet e nas redes sociais, saber de fato atingir o seu público e proporcionar uma excelente experiência de consumo são fatores cada vez mais indispensáveis para os lojistas.
Uma última dica para se adaptar às tendências
Dentre as tendências de varejo que surgem ao redor do mundo, essas quatro são as que melhor se aplicam ao mercado brasileiro nesse momento. Pense bem nessas tendências na hora de inovar na sua loja, avalie o que é possível começar a implementar agora na sua loja e quando será o melhor momento para aderir às demais tendências.
O importante é sempre estar a par do que acontece no seu mercado de atuação, nas tendências do mercado varejista e, é claro, no que muda no comportamento do seu consumidor. E ao seu lado nessa jornada devem estar principalmente bons fornecedores. A Revanche Jeans, por exemplo, além de todas as facilidades que oferece para você, lojista, de contar com o melhor custo benefício e ter o melhor produto para o seu cliente, ainda está sempre por dentro das novidades do mercado e da moda!
Então, gostou das dicas? Então aproveite para conhecer agora mesmo a nossa loja de atacado online e confira todos os produtos da Revanche que você pode ter aí na sua loja!