Já ouviu falar em armário cápsula

Já ouviu falar em armário cápsula? Veja a importância de ter peças em sua loja que fazem parte deste conceito

13 de abril de 2022
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Para muitas vendedoras, quanto mais o consumidor comprar, mais lucro ela vai ter. Isso não deixa de ser verdade mas, em muitos casos, você vai encontrar um cliente mais minimalista, adepto de um armário cápsula. Por isso, será preciso adaptar seu estilo de vendas para contemplar as preferências de um público mais seletivo.

Não sabe o que é armário cápsula? Não se preocupe. Neste post, você vai entender como funciona o estilo de consumo e como você pode revender peças para esse cliente. Confira!

Afinal, o que é armário cápsula?

O conceito surgiu na década de 1970, com a estilista Susie Faux, que na época era dona de uma loja de roupas chamada Boutique Wardrobe. Ao ver que suas clientes tinham dificuldades de montar um estilo elegante, ela decidiu criar uma guarda-roupa enxuto, mas clássico e eficaz.

Resumindo, esse conceito inclui um armário formado apenas por peças clássicas, versáteis e essenciais à rotina de quem as usa.

Em 1985, a ideia de Susie inspirou a primeira coleção de roupas de Donna Karan — “7 Easy Pieces” ou “sete peças fáceis” com modelos intercambiáveis para o mercado de trabalho. Já em 1988, virou o livro ‘Wardrobe: Develop Your Style & Confidence’.

Por um bom tempo, principalmente durante a ascensão dos fast fashion, esse pensamento mais minimalista relacionado à moda não se popularizou. Mas com o crescimento do veganismo, da sustentabilidade e do consumo consciente, o armário cápsula acabou sendo adotado por boa parte dos consumidores médios, que queriam ter uma vida mais sustentável e menos consumista.

Segundo Susie, um armário cápsula teria 33 peças para primavera-verão e mais 33 para outono-inverno. Nesse meio estão incluídos bolsas, sapatos e acessórios, e exclui roupas de ginástica, de dormir, meias e outras peças-acessórios.

As principais características destas peças são: a elegância, cores neutras, versatilidade e possibilidade de fazer diversas combinações, afinal, são peças básicas.

Menos consumismo

A ideia do armário cápsula veio para resolver o problema de quem sempre gostou de comprar muitas roupas, mas se via sem ter o que vestir. É uma proposta de consumo consciente que vai muito além da moda em si: ela ensina a investir seu dinheiro em peças que são fáceis de combinar entre si e realmente serão usadas.

Veganismo

Esse conceito também foi adotado pelos adeptos do veganismo, filosofia que prega a abolição do sacrifício animal em tudo o que for consumido pelo homem.

Os veganos observam se a composição das peças leva algum resquício animal (não usam couro ou seda, por exemplo) e não compram de empresas que fazem testes em bichos.

Como revender peças para quem é adepta do armário cápsula?

Veja como oferecer as melhores opções de roupas para quem é adepta de um modo de vida mais minimalista:

Dê preferência aos tons neutros e estampas clássicas

Uma facilidade para combinar as peças é trabalhar com tons neutros. Não é necessário resumir suas coleções a preto, branco e cinza, mas oferecer tons fáceis de combinar. Algumas sugestões são vinho/marsala, marrom, caramelo, azul-marinho, verde-musgo e bege.

As estampas também podem ser atemporais. Aposte em listrados, risca-de-giz, poás e animal print de onça.

Isso não significa, no entanto, que você não deva trabalhar com cores mais vibrantes. Na hora de fotografar os looks, mostre como essas peças — que inicialmente parecem chamativas — podem formar diferentes composições.

Mostre diferentes composições

O grande segredo do armário cápsula é sua versatilidade. Uma peça de baixo (calça, saia ou bermuda) precisa combinar com pelo menos três partes de cima (blusas, camisas e t-shirts). O mesmo pensamento pode servir para uma blusa: pense em quantas composições será possível utilizá-la.

Na hora de revender, mostre peças básicas e como elas ornam com diferentes looks. Combine mesma saia com blusas, casacos, em composições para o trabalho e passeios ao ar livre.

Ofereça roupas para todas as estações

Como visto, o conceito de armário cápsula é de 33 peças para primavera-verão e 33 para o outono-inverno. Mas, se pararmos para pensar, essa quantidade é bem ampla para uma quantidade considerável de brasileiros.

Além disso, como boa parte do país não tem estações bem definidas, uma peça que consiga ser usada em diferentes climas ajuda naqueles dias que começam quentes e terminam mais amenos.

Revenda peças de qualidade

Já ouviu falar em armário cápsula - Revenda Peças de qualidade

Outro fator fundamental para um armário cápsula é a durabilidade — esse, aliás, é um dos pilares do conceito. A peça pode até ser clássica, mas se o tecido não tiver qualidade, de nada vai adiantar. Aqui, é fundamental que o cliente veja que a roupa vale mais do que o preço cobrado.

Observe as peças que vai revender. Veja o corte e o caimento. Analise também a qualidade das costuras — quanto mais firmes, mais a peça vai durar sem descosturar. Tudo isso é importante para manter sua credibilidade como revendedora.

Ofereça diferentes tamanhos

Uma regra do armário cápsula é que todas as peças devem ser usáveis e de bom caimento. Por isso, o cliente adepto desse estilo não vai comprar uma blusa de tamanho P e esperar emagrecer para vesti-la. Além de atrasar a composição dos looks, isso também pode afetar sua autoestima.

Não se esqueça de ter peças de diferentes tamanhos no seu estoque para contemplar um público mais amplo.

Viu como é possível revender roupas para adeptas do armário cápsula? A Revanche conta com peças de qualidade, acabamento e tamanhos para diferentes públicos. Seja um revendedor!