7 datas comemorativas para ficar de olho em 2019
Diante da crise econômica, todo lojista já deve ter se deparado com altos e baixos no volume de vendas. Isso acontece porque os consumidores estão mais cautelosos e pensando duas vezes antes de realizar suas compras. Mas, ainda assim, há algumas datas comemorativas que costumam aquecer o varejo — inclusive em momentos de contenção de gastos!
Você pode usá-las a seu favor, fazendo promoções especiais que encantem e fidelizem os clientes por muito tempo. E como a Revanche quer que o seu negócio seja um sucesso, listamos neste post as melhores datas comemorativas para quem atua no ramo da moda.
Acompanhe a leitura e programe-se desde já!
As principais datas comemorativas para o varejo de moda em 2019
1. Dia do Consumidor
No começo do ano, temos uma das datas comemorativas super importantes para o comércio: o Dia Mundial do Consumidor. Comemorada em 15 de março, a data é conhecida pelos clientes como um período repleto de descontos, promoções e muitos benefícios.
Mas, muito além dessas vantagens incríveis, o dia foi criado para lembrar os lojistas sobre a importância dos direitos do consumidor e do respeito que se deve ter com o público.
Se você estiver pensando em participar da comemoração, tente se planejar bem, já que os clientes esperam ansiosamente pela chegada desse dia. Tanto em lojas virtuais, quanto nas físicas, as vantagens oferecidas devem ser bem atrativas, com descontos que ultrapassem os 50%.
2. Dia das Mães
O Dia das Mães é a data campeã em vendas, perdendo apenas para o Natal. E o melhor: após alguns anos em baixa, desde o ano passado, essa data começou a apresentar sinais de melhora e a previsão é de que ela continue aquecendo o comércio.
É claro que você não vai ficar fora dessa, certo? Portanto, comece desde já a fazer um bom planejamento para vender mais as suas roupas. Vale lembrar que peças versáteis, como a calça jeans, são as queridinhas do closet feminino e não é raro encontrar pessoas que desejam presentear as mães com esse produto.
3. Dia dos Namorados
O mês de junho é marcado pela comemoração do Dia dos Namorados. Na data, os pombinhos costumam celebrar o romance com jantares à luz de velas e presentes incríveis.
Essa é a terceira data comemorativa mais comemorada no Brasil e proporciona um excelente faturamento aos lojistas, alcançando R$ 1,5 bilhão em todo o país.
Além de entrar nessa comemoração, uma forma bastante eficaz de atrair os clientes é investir no visual merchandising da sua loja. Decore o ambiente com corações, balões e frases românticas, ótimos para encantar o público!
4. Dia dos Pais
De acordo com o Indicador Serasa Experian, em 2018 as vendas no Dias dos Pais foi a melhor dos últimos seis anos. Ainda que a data não seja tão visada quanto o Dia das Mães, muitos filhos não deixam o dia passar em branco de jeito nenhum.
Outra pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mostra que os produtos mais procurados nesse período são roupas, perfumes e acessórios masculinos.
Isso faz com que a época seja uma excelente oportunidade para lojistas que desejam aquecer as vendas de peças masculinas — como a calça jeans, camisas e cintos.
5. Black Friday
Quem trabalha com varejo conhece a expectativa em torno da Black Friday. A data tem origem norte-americana e acontece na última sexta-feira de novembro. Nos Estados Unidos, o dia cai após o feriado de Ação de Graças, uma celebração religiosa e que serve para que a população agradeça pela prosperidade ao longo do ano.
No Brasil, a data tem sido reproduzida desde 2010 e, aos poucos, os brasileiros estão ficando cada vez mais empolgados nesse período — já colocando a Black Friday como uma das datas comemorativas mais importantes no calendário do varejo nacional. Em 2018, por exemplo, a Black Friday atingiu o seu auge e conseguiu vender mais que o Natal!
Como um empreendimento atualizado, é importante que você também participe dessa comemoração e disponibilize benefícios atrativos — esse é o caso de ofertas verdadeiras e pagamento facilitado.
6. Natal
O Natal é a maior das datas comemorativas para o comércio. Durante o período, vários setores são atingidos, fazendo com que os lojistas consigam lucrar muito mais.
E por ser um dia em que as pessoas presenteiam os seus amigos e familiares, é comum que os consumidores tenham dúvidas na hora de escolher as peças de roupas, sabe?
Para não ter problemas nesse período, uma dica é contar com uma equipe capaz de solucionar as dúvidas, saber o que está em alta e fornecer opções bacanas de combinação. Pense nisso!
7. Saldão de Fim de Ano
Assim que as festas de fim de ano acabam, os comerciantes iniciam a época das liquidações. O objetivo é realizar ações promocionais para queimar o estoque dos produtos que não foram vendidos nos últimos meses.
Essa é uma excelente chance para os consumidores que desejam economizar, já que muitos “saldões” contam com ofertas pela metade do preço. Para os lojistas, a data é ainda melhor, uma vez que há a possibilidade de lucrar mais e trocar as coleções de roupas para que a loja comece o ano recheada de tendências.
Viu só? O que não faltam são datas comemorativas para você vender ainda mais e encantar o público. Aproveite!
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