5 Técnicas de venda por telefone para utilizar na sua loja de roupas
Foto: orbelo.com.br
Como você sabe, a venda por telefone é muito utilizada no setor da moda. No entanto, essa estratégia requer planejamento para apresentar bons resultados e aumentar o faturamento da empresa.
Para aplicá-la corretamente você precisa conhecer muito bem o lead (seu cliente em potencial, aquele que de certa forma já demonstrou interesse em seus produtos), saber quais são as suas redes sociais favoritas e o que gosta de fazer nos momentos de lazer.
Também precisa estruturar o telefonema para entender as necessidades do lead e oferecer o produto que ele precisa. Claro, você também deve mostrar as vantagens da marca e porque as peças da sua loja de roupa são a melhor escolha.
Ficou interessado no assunto? A seguir explicaremos melhor as técnicas de venda por telefone. Acompanhe!
O que são técnicas de venda por telefone?
Vender por telefone pode ajudar a loja de roupas a faturar mais e construir uma relação mais próxima com o cliente. Isso é ótimo, não é mesmo?
Para ter sucesso, no entanto, não basta ligar para a toda a lista de clientes: é preciso ter foco e direcionamento. Além disso, você deve saber qual lead vai gostar de receber o seu contato e como essa ferramenta pode se inserir no modelo de vendas da loja.
Para estruturar essa estratégia crie um modelo de negociação – essa organização garantirá que um contato se reverta em vendas!
Técnicas de venda por telefone
Claro, cada cliente é único. Mas saber o que fazer quando ligar para cada um, faz sim toda a diferença.
1. Conheça melhor o lead
Faça um exercício de pré-call antes da venda por telefone: entenda as necessidades do cliente, estude seus gostos e preferências. Pense nas perguntas que ele poderá fazer e elabore respostas objetivas e de rápida compreensão.
Conhecer o cliente a fundo tornará esse contato mais objetivo e garantirá que as informações dadas sejam relevantes, o que te deixará muito mais próximo de fechar a venda.
Tente interpretar o comportamento do lead, por exemplo, se ele tem o hábito de comprar roupas esportivas, fale sobre os lançamentos que o deixarão mais confortável para praticar seu esporte favorito.
Claro, alguns clientes preferem comprar pelo whatspp, nesse caso você pode usar essa ferramenta para conquistar seus clientes e fazer bons negócios!
2. Estruture a ligação em um pitch de vendas
Usar um pitch de vendas significa tentar convencer o lead a comprar os últimos lançamentos da loja. O objetivo é ser o mais rápido possível, ou seja, fazer a venda logo no início da conversa.
O ideal é que a venda por telefone siga uma estrutura. Claro, esse primeiro contato com o lead pode ser adaptado às necessidades únicas da loja de roupa. O roteiro é mais ou menos assim:
Se apresente
Nesse primeiro contato, deixe claro quem é você e de onde você fala. Explique o motivo da ligação e relembre qual foi o último produto adquirido. Informações claras são fundamentais para que o lead preste atenção ao que você tem a dizer.
Tenha foco
Tenha foco! Direcionar a ligação evitará que o lead aborde temas que não fazem parte da venda. Isso diminui as chances de que a conversa fique longa demais.
Estabeleça uma relação de confiança
O volume e o tom da voz deve transmitir confiança e credibilidade. Construa uma relação na qual o lead se sinta confortável e seguro – uma conversa agradável tem muito mais chance de agradar do que um papo forçado que tem o objetivo único de fechar uma venda.
Pratique a escuta ativa
Escute o lead com atenção e informações que acabaram de ser ditas no bate-papo. Dê exemplos divertidos, que deixem a conversa mais leve.
Aqui, vale criar e um personagem com o qual o lead se identifique e que dê dicas sobre o que ele precisa.
3. Validação
Validar as informações garantirá que o lead ouviu tudo aquilo que foi explicado e ajudará a fechar o negócio, já que todas as objeções já foram contornadas. Por exemplo: “Você acha que uma camisa lisa te deixará mais elegante para essa reunião?”
4. Follow-ups
Combine com o lead quando poderá entrar em contato novamente. Para ter sucesso nessa etapa, o objetivo da próxima ligação precisa ser claro, por exemplo: entrarei em contato amanhã para confirmar o pagamento. Ou: receberei esse modelo de calça em dois e volto a falar com você, tudo bem?
5. Negociação
Na venda por telefone, essa etapa consiste na análise da proposta. Todas as dúvidas do lead devem ser solucionadas e ele deve entender todas as vantagens do produto.
Por exemplo: essa jaqueta jeans é atemporal e além de usá-la no inverno, você poderá usá-la em dias mais frescos para montar um look mais despojado.
Técnicas de venda por telefone podem aumentar o faturamento da sua loja. No entanto, o processo deve ser constantemente atualizado para garantir bons resultados e encantar os clientes.
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