5 passos para diferenciar sua loja de roupas da concorrência
Estar sempre atenta às tendências, renovar o estoque constantemente, não abrir mão dos clássicos. Há muitas questões de gestão pelas quais uma loja de roupas não pode deixar de lado. Contudo, há outro que é crucial na hora de montar suas estratégias de venda: a concorrência.
Entender como seu concorrente trabalha não significa copiar e colar o trabalho dele. Ao contrário: é uma forma de saber como levar ao cliente aquilo que ele não encontra em outras lojas e, consequentemente, se destacar no mercado.
Ainda tem dúvidas de como fazer isso? Neste post, você vai descobrir 5 maneiras para um lojista se destacar no mercado da moda. Confira!
5 formas de sua loja de roupas se destacar entre a concorrência
Veja algumas ações comprovadas para fazer o nome da sua loja crescer:
1. Tenha um planejamento estratégico
Fazer um planejamento para sua loja de roupas é essencial para entender:
- onde sua loja está, quando falamos de mercado;
- para onde deseja ir;
- quais estratégias pretende utilizar para alcançar seu objetivo.
Nesse contexto, desdobra-se uma série de outros planejamentos que visam fazer a empresa crescer: finanças, contabilidade, comunicação, moda e marketing, por exemplo. Ele também ajuda a definir as características que sua loja pretende ter perante o público.
2. Faça a matriz SWOT
Uma forma de se situar no mercado é fazer a matriz SWOT, em que se definem:
- forças (Strengths): são os pontos positivos da organização, aquilo que faz com que ela se destaque da concorrência;
- fraquezas (Weaknesses): são os negativos, o “ralo” que leva o cliente a procurar outra loja de roupas, e que podem ser contornados internamente;
- oportunidades (Opportunities): forças externas que ajudam a loja de roupas a se destacar, mas que não são controladas por ela;
- ameaças(Threats): forças externas que podem prejudicar o negócio, pois a loja não pode controlá-los.
Todas essas informações podem ser relacionadas e, por serem dados reais, ajudam seu planejamento estratégico a ser muito mais consistente.
3. Invista no marketing
Sua loja de roupas precisa saber se vender. Com a internet, há uma série de ferramentas para trabalhar seu marketing além das campanhas off-line. Veja algumas:
- fotos de qualidade: seu Instagram precisa apresentar um feed atrativo, com imagens bonitas e bem editadas;
- stories e reels: aproveite os recursos em vídeo para mostrar como a loja funciona e o que de mais novo apareceu por lá;
- Tik Tok: a rede de vídeos curtos tem feito sucesso tanto entre jovens quanto com adultos. Aproveite para dar dicas de moda e mostrar as novidades;
- WhatsApp: use o app de mensagens para mostrar novidades e promoções nos status, além de enviar o catálogo aos clientes (pergunte antes se pode enviá-lo);
- newsletter: é uma forma interessante de educar seu cliente sobre seu nicho de moda, além de uma oportunidade de enviar promoções e cupons de desconto;
- blog: ferramenta clássica para quem deseja se consolidar como autoridade no segmento no meio on-line, o blog permite que a loja de roupas desenvolva temas de moda e comportamento com mais profundidade;
- atualização constante: de nada adianta ter redes sociais se elas ficarem abandonadas. Faça atualizações periódicas e planejadas.
4. Trabalhe com bons fornecedores
Todo o trabalho só vale a pena quando sua loja de roupas vende qualidade. Afinal de contas, de nada adianta vender peças mais em conta quando elas furam e descosturam com facilidade. É clichê, mas o barato sai caro — e seu cliente sabe disso.
Você pode cobrar um preço acima da média contanto que seu cliente perceba que as peças são acima da média. Portanto, trabalhe com fornecedores de qualidade, que possam oferecer tanto peças clássicas quanto tendências.
Além disso, observe tecido, costuras, acabamento e tudo o que possa mostrar que a roupa tem qualidade real.
5. Ofereça sacolas personalizadas
Sua cliente precisa ter uma experiência completa do início ao fim. Por isso, coloque as peças em sacolas de qualidade, com a logo da loja estampada, um bom forro para proteger a peça e, se possível, borrife um perfume que funcione como a “marca olfativa”.
Viu como é possível se que sua loja de roupas se destaque em meio à concorrência? Para isso, a palavra-chave é qualidade. Ela é fundamental para atrair e fidelizar clientes.
Com mais de vinte anos de experiência em revendas, a Revanche se tornou sinônimo de tendências, qualidade e confiança. Portanto, por que não tornar sua loja de roupas uma de nossas parceiras? Cadastre-se e torne-se revendedor Revanche!