5 formas de manter o estoque organizado na sua loja de roupas
Ter uma loja de roupas exige muito planejamento e organização, não importa qual o tamanho do negócio. Aliás, um estoque organizado é a chave para o sucesso. Isso porque você consegue ter muito mais controle do que possui para vender e o que necessita ser adquirido junto ao fornecedor.
Você tem dificuldades em manter o estoque organizado? Então você precisa ver este artigo que preparamos especialmente para você! Confira tudo a seguir!
Por que é tão importante ter um estoque organizado?
Ter um estoque organizado é muito importante para o sucesso de uma loja de roupas. Principalmente porque garante a eficiência nas operações e otimiza a logística. Aliás, planejamento é fundamental para que uma empresa cresça de forma sustentável e isso inclui cuidar para não perder o controle.
Ser eficiente é garantir que seus clientes estarão sempre abastecidos e que nenhum produto lhes falte. Além disso, com um estoque organizado você consegue cumprir prazos de entrega e aumentar a confiança de seus clientes.
Não podemos esquecer que o controle de estoque é um dos pilares que mantém a sua empresa funcionando. Então, por que não se preocupar com isso?
Quais as consequências de não cuidar do estoque?
Ao ter um estoque organizado você garante total controle das mercadorias. Muitos gestores se preocupam em produzir ou comprar a mais para ter uma reserva de mercadorias, mas não controlam adequadamente o seu inventário.
Nesse aspecto, não sabem quantas peças existem, quantos tipos delas estão disponíveis, onde estão e nem quando foram compradas.
Ter controle de cada detalhe é muito importante para garantir melhores resultados. Isso inclui reconhecer os produtos que estão sem giro e evitar que eles fiquem parados perdendo dinheiro. Se não for controlada, essa situação pode impactar diretamente no faturamento do negócio.
Aliás, saber exatamente esses detalhes vai permitir que uma estratégia seja realizada para dar vazão a este tipo de mercadoria, como por exemplo, uma promoção ou oferta do produto.
Além disso, você terá controle sobre quais peças precisam de reposição no seu estoque.
Como ter um estoque organizado?
1. Faça um levantamento de inventário
Um dos primeiros passos para ter um estoque organizado é levantar o seu inventário. Com isso você conhece todos os detalhes sobre as mercadorias e garante maior confiança e segurança da quantidade de itens que possui.
Aliás, isso não deve ser feito apenas uma vez, mas sim, ser frequente na sua rotina. Você pode definir uma periodicidade ideal, que pode ser trimestral, mensal, quinzenal ou até mesmo semanal.
Quanto maior for a movimentação no estoque maior deve ser a frequência de inventários com o objetivo de evitar possíveis prejuízos ou até mesmo perder vendas por falta de produto na loja.
2. Crie categorias de produtos
Outra forma prática de manter o estoque organizado é criar categorias de produtos. Organize os itens em prateleiras, separados de acordo com cada tipo de mercadoria.
É fundamental que os locais sejam etiquetados para facilitar a gestão e a localização do estoque.
Essa categorização deve ser o mais detalhada possível, pois vai ajudar o vendedor a evitar erros comuns na hora de realizar a venda. Assim será possível ter mais eficiência e agilidade nos processos, além de facilitar a identificação da mercadoria.
3. Registre todos os produtos
Esta etapa é de extrema importância, afinal, como você saberá o que tem disponível para venda se não fizer o registro de todos os produtos?
A ação consiste em cadastrar cada item que entra e sai da loja. Isso faz com que o seu controle de estoque seja mais efetivo e ajuda a entender o que pode ser oferecido à venda.
4. Automatize o gerenciamento do estoque
A tecnologia é uma das maiores aliadas em qualquer processo. Na organização do estoque não é diferente. Uma ferramenta que automatize o gerenciamento de estoque é muito útil nessas horas e pode ser o segredo para você manter controle de tudo.
Além disso, sistemas como um ERP, uma ferramenta de gestão empresarial, ajudam a automatizar vários processos, contribuindo com a otimização de tempo. Dessa forma, é possível focar em outras atividades mais estratégicas dentro do seu negócio.
Você também pode utilizar ferramentas gratuitas como, por exemplo, planilhas ou bancos de dados para te ajudar nessa tarefa.
5. Defina as estratégias
Após alinhar a gestão do seu estoque, avalie suas estratégias e crie ações que condizem com o momento, como, por exemplo, dar vazão aos produtos parados.
Defina estratégias que condizem com o seu atual momento. Veja aqueles produtos que estão com bastante quantidade, mas estão devagar nas vendas e aproveite para realizar alguma ação promocional ou queima de estoque dos mesmos.
A solução pode ser fazer uma queima de estoque ou uma mega promoção com itens que tiveram pouca saída. Faça-os girar. Aproveite alguma data especial para isso, como por exemplo, o Black Friday. Dessa forma você consegue vender mais e ainda abrir espaço no depósito para produtos com maior circulação.
Por outro lado, veja o que está girando rapidamente ou que tenha poucas peças para ajustar as quantidades e não faltar mercadoria no seu mix de produtos.
E então, gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para aprender muito mais!