3 erros comuns na administração da loja de roupas
Qualquer um que possui uma loja de roupas já sabe: cuidar da administração de um negócio não é fácil. Empresas de todos os portes necessitam de muito cuidado — e estudo — para alcançarem bons resultados. Essa atenção é fundamental para negócios de qualquer segmento, principalmente, quando o assunto diz respeito a uma loja de roupas.
Quantas vezes não vimos lojas de marcas renomadas abrirem e, em pouco tempo depois, fecharem repentinamente? Em geral, isso acontece porque os sócios não consideram alguns fatores básicos, cometendo assim, uma série de erros graves na administração, como, nunca traçar um plano de metas, não estudar os seus clientes ou não fazer um bom controle financeiro. Um perigo!
E como estamos aqui, de dedos cruzados e torcendo para que o seu negócio seja um sucesso, viemos compartilhar com você alguns segredos da administração para fugir de ciladas. Acompanhe a leitura e anote as dicas!
O que você vai ler neste artigo:
- Os 3 erros comuns na administração da loja de roupas
- 1. Falta de planejamento financeiro
- 2. Definição de metas de vendas surreais
- 3. Falta de dedicação ao marketing
Os 3 erros comuns na administração da loja de roupas
1. Falta de planejamento financeiro
O primeiro mandamento para os lojistas que desejam fugir de problemas é: faça um bom planejamento financeiro. Em um primeiro momento, você pode até imaginar que esse cuidado não é muito importante ou que é possível realizá-lo de forma simples.
Mas saiba, desde já, que este é um grande engano! Antes de começar qualquer negócio, como abrir uma loja de roupas, você precisa saber, “na ponta do lápis”, qual será o seu investimento inicial, quais serão os seus gastos com funcionários e demais despesas que vão, desde a locação do espaço, até as contas de água, luz, e por aí em diante.
Muitas vezes, por não possuir um planejamento financeiro, é comum que o lojista acabe misturando as suas contas pessoais com as da loja. E o resultado disso? É um só: dívidas, dívidas e mais dívidas! Portanto, se você pretende se livrar desse pesadelo, passe a organizar suas finanças. Veja por onde começar:
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Separe uma verba exclusiva para qualquer gasto variável que possa surgir;
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Planeje-se de acordo com a sazonalidade, que podem causar altas e baixas no faturamento;
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Jamais misture gastos pessoais com os da loja de roupas;
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Controle — muito bem — o volume de produtos do seu estoque;
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Acompanhe, mensalmente, o seu fluxo de caixa.
2. Definição de metas de vendas surreais
O segundo ponto que merece atenção durante o processo de administração diz respeito às metas de vendas. Como citamos acima, para que uma empresa conquiste bons resultados, ela precisa, obrigatoriamente, definir quais são as suas metas. No entanto, ao se deparar com essa informação, alguns lojistas começam a estabelecer metas quase impossíveis de serem batidas.
Não cometa esse erro! Ao estipular metas difíceis demais, você pode alcançar o objetivo contrário ao seu desejo: uma equipe de vendedores extremamente desmotivada e que, a médio prazo, fará com que as suas vendas declinem.
Para que um profissional consiga exercer a sua função de modo satisfatório, ele também precisa se deparar com bons resultados. Já pensou como pode ser desgastante dar o seu melhor todos os dias e, no fim do mês, descobrir que todo o esforço foi em vão?
O conselho é estabelecer metas reais, acessíveis, e que possam ser vencidas por qualquer pessoa da sua equipe. Mas isso não significa que essas metas devam ser baixíssimas ou muito fáceis — pelo contrário! Antes de estimular uma quantia a ser batida no mês, procure analisar alguns pontos:
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Qual é o faturamento mínimo que sua loja precisa para que as contas sejam pagas;
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Se o seu estoque conta com boa variedade de produtos;
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Se o seu estoque está preparado para um alto fluxo de vendas.
3. Falta de dedicação ao marketing
Hoje em dia, não basta ter um ótimo relacionamento com os clientes fiéis, uma vitrine bonita e uma fachada recentemente reformada se, no fim das contas, você, como lojista, não investe no bom e velho marketing.
Quem deseja se destacar e ser reconhecido no mercado, precisa criar uma identidade que seja capaz de aproximar — e fortalecer — o relacionamento com o público. Isso pode ser alcançado de uma maneira muito simples: com o marketing!
Com essa estratégia dentro da sua administração, você terá a possibilidade de realizar uma divulgação personalizada, atraindo, principalmente, os clientes que, de fato, se identificam com o estilo do seu negócio. Existem ainda, outros benefícios que devem ser destacados. Veja:
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Você cuidará da imagem e da propaganda da sua empresa;
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Você conseguirá acompanhar as tendências do mercado;
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Você poderá realizar um atendimento completo e eficaz;
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Você conseguirá fidelizar novos clientes;
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Você comprará somente produtos que realmente interessam ao seu consumidor, evitando desperdícios de verba;
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Você terá mais facilidade para desenvolver ações de pós-venda e aumentar a satisfação do público.
Achou interessante? Então, considere apostar em ações de e-mail marketing, links patrocinados, produção de conteúdo nas redes sociais, realização de eventos exclusivos e divulgação de materiais impressos em meio à sua administração.
Esperamos que, após a leitura, fique mais fácil evitar esses erros e arrasar na administração da sua loja de roupas. Aproveite ainda, para compartilhar o post nas suas redes sociais e deixar os seus amigos por dentro do assunto!